IndieLisboa 2020
Chega uma nova edição do IndieLisboa, o Festival de Cinema Independente de Lisboa com vários filmes espanhóis.
O IndieLisboa Festival Internacional de Cinema mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Todos os anos, exibindo mais de 270 filmes, o IndieLisboa atrai público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome.
Barzaj
- 26 de agosto às 21h45.
- De Alejandro Salgado, Espanha, documentário, 2019, 73 minutos. Ver tráiler.
Segundo a crença islâmica, barzaj designa um estado de limbo, entre o inferno e o paraíso, após a morte terrena. Na cidade espanhola de Melilha, no norte de África, vários jovens encontram-se nesse limbo, ansiando por uma passagem para a Europa. Vivem em espera, habitando as cavernas e frestas do complexo montanhoso junto ao porto. Nesse espaço ancestral e sem tempo, acendem fogueiras, fumam, cantam, vislumbram no negro — do céu e do mar — a luz de uma outra vida.
El Año del Descubrimiento
- 28 de agosto às 19h00.
- De Luis López Carrasco, Espanha, documentário, 2020, 200 minutos. Ver tráiler.
1992 foi um ano importante para Espanha: os Jogos Olímpicos de Barcelona e em Sevilha, a Exposição Universal. Mas a narrativa de um país próspero e moderno teve o seu reverso. Como numa grande obra enciclopédica iluminista, o realizador irá escutar as conversas de um típico bar de Cartagena, dando voz às pessoas — trabalhadores, desempregados, manifestantes — que viveram a chegada da crise económica, o fecho.
Lúa Vermella
- 29 de agosto às 18h30.
- De Lois Patiño, Espanha, ficção, 2020, 84 minutos. Ver tráiler.
Em 2014, o IndieLisboa mostrou o documentário Costa da Morte passado nessa região galega, de onde é natural Patiño. A sua paisagem e histórias contêm uma forte carga onírica e fantástica que aqui são exploradas nesta ficção sobrenatural sobre a procura de Rubio, um mergulhador que teria resgatado dezenas de cadáveres de náufragos. As imagens estão paralisadas com seus habitantes e as palavras flutuam como aparições, entre fantasmas, bruxas e monstros.
Rodeo
- 03 de setembro às 19h15.
- De Mario Valero, Espanha/França, documentário, experimental, 2020, 33 minutos.
Como fazer face a um ano complicado? Filmá-lo. Mario Valero assina este filme de viagem, entre cidades e entre rostos, uma vida condensada em MiniDV, um diário de estações, um atalho.