Imagen de Javier Codesal

Imagen de Javier Codesal

O diretor espanhol Javier Codesal apresentará três dos seus filmes na Cinemateca Portuguesa junto a Pedro Costa, que também apresentará um dos seus filmes.

Nascido em Sabiñánigo (Huesca), em 1958, Javier Codesal é considerado um pioneiro da videoarte no seu país ou, nas palavras do crítico de cinema Manuel Asín (Demolición de un muro), “precursor num modo de entender a sua atividade desde finais dos anos 1980, num terreno a meio-caminho entre as artes visuais e o cinema que nesse momento não era comum, nem mesmo internacionalmente”.

Durante sua estadia, o diretor apresentará Bocamina, Calavera Resumida e Evangelio Mayor. Além disso, devido à estreita relação entre Javier Codesal e o diretor Pedro Costa, a quem o espanhol dedica um livro em 2022, será exibido também As Filhas do Fogo do diretor português. Ambos os artistas conversarão sobre sua trajetória y del libro mencionado, que podrá ser firmado por ambos directores durante el evento.

Bocamina

  • Sexta-feira, 21 de fevereiro às 19h. Exibido junto com Calavera Resumida abaixo.
  • de Javier Codesal, Espanha, 1999, 21 minutos. Legendado eletronicamente em português.
  • Com a presença de Javier Codesal.

Bocamina investiga os vestígios da atividade nas minas e do canto mineiro na região de La Unión. As ruínas das minas e as vozes populares dos trovadores e cantadores tomam o pulso a algo de permanente, que não abandona o homem contemporâneo apesar da sua condição urbana.

Calavera Resumida

  • Sexta-feira, 21 de fevereiro às 19h. Exibido junto com Bocamina acima.
  • De Javier Codesal, Espanha, 2020, 63 minutos. Legendado eletronicamente em português.
  • Com a presença de Javier Codesal.

Calavera Resumida pode ser descrito como um ensaio filmado sobre a pintura assente no desenho e na palavra: visitante regular do Museu do Prado, em Madrid, desde 1995, Morales Elipe é autor da coleção de cadernos de desenho num diálogo que mantém com a pintura de grandes mestres e a sua própria produção artística. É o seu discurso e estes cadernos que Javier Codesal filma no título de 2020.

As Filhas do Fogo

  • Sábado, 22 de fevereiro às 18h.
  • De Pedro Costa, Portugal, 2023, 8 minutos. Legendado em português.

As Filhas do Fogo, o mais recente filme de Pedro Costa donde três jovens irmãs são separadas pela erupção do Fogo. Exibição do filme seguida de conversa entre Javier Codesal e Pedro Costa, a propósito de Canção de Pedro Costa.

Evangelho Maior

  • Sábado, 22 de fevereiro às 21h.
  • De Javier Cordesal, Espanha, 2021, 138 minutos. Legendado eletronicamente em português

Evangelho Maior realizado entre 2018 e 2021, e em boa parte filmado numa residência sénior pioneira para pessoas LGBTQ+ (a residência pública Josete Massa, em Madrid), é um caso do trabalho transversal de Javier Codesal. Essencialmente associado a uma série fotográfica (Evangelio Mayor), uma peça mural e um texto (intitulados Ensayo), é referido ainda pelo vínculo que mantém com os anteriores Evangelio en Granada (Meta) e Testimonio de Frederman.

  • Cinema
  • Lisboa
  • sex, 21 de fevereiro —
    sáb, 22 de fevereiro 2025

Foro

Mapa

Cinemateca Portuguesa, R. Barata Salgueiro 39, 1269-059 Lisboa

Mais informações

Cinemateca Portuguesa

Créditos

Organizado por Cinemateca Portuguesa e Oficina Cultural y Científica de la Embaixada de Espanha em Lisboa.

Ferramentas