Ídolos. Olhares Milenares
Esta exposição enquadra-se dentro da Mostra Espanha 2021 e mostra bens arqueológicos que provêm de dezenas museus da Península Ibérica.
Trata-se de uma exposição sobre vivências na Pré-História, na Península Ibérica, com peças nunca antes expostas em Portugal, nomeadamente de 16 museus espanhóis e de um colecionador particular.
A exposição, que foi inaugurada na presença da ministra da Cultura portuguesa, Graça Fonseca, e do ministro espanhol, José Manuel Rodríguez Uribes, reúne peças nacionais provenientes de sítios arqueológicos localizados em 35 concelhos e pertencentes a 11 instituições portuguesas. A exposição esteve já patente no Museu Arqueológico de Alicante, em Espanha, no início do ano passado, e, até ao passado mês de janeiro, no Museu Arqueológico Regional de Madrid, em Alcalá de Henares, sendo comissários científicos da mostra Jorge A. Soler e Primitiva Bueno Ramírez.
Para o Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos, a exposição foi reprogramada e a montagem repensada, tendo em conta o espaço histórico onde vai estar patente, como disse o responsável pela museografia, o arquiteto alicantino Ángel Rocamora Ruiz.
Os bens arqueológicos exibidos provêm da Península Ibérica e esta imperdível exposição é o resultado do trabalho e colaboração de dezenas de Museus e entidades emprestadoras dos dois países. É a primeira vez que existe a possibilidade de admirar estes testemunhos materiais reunidos no mesmo espaço expositivo em Portugal.