Identidades Partilhadas
A exposição destaca a influência da pintura espanhola em Portugal, resultado de relações culturais e interações históricas, apresentando obras em diálogo com artistas que atuaram em ambos os países.
A presença da pintura espanhola em Portugal é uma consequência das relações culturais que existiram entre dois países vizinhos que, em momentos chave da sua história, mantiveram laços muito estreitos. Esta presença concretizou-se através do colecionismo, mas também por meio de ofertas diplomáticas, de patrocínio eclesiástico e, mais recentemente, através de aquisições levadas a cabo por museus e instituições
privadas e públicas.
Esta exposição, que integra as atividades culturais da Presidência Espanhola da União Europeia tem como intenção destacar estes fluxos recíprocos, ao mesmo tempo que explica os elementos comuns partilhados pela pintura espanhola e portuguesa. Por esta razão, as obras selecionadas e expostas estarão em diálogo com as de alguns artistas portugueses que desenvolveram parte da sua atividade profissional em Espanha ou artistas espanhóis que trabalharam para Portugal.