I Festival Internacional InSpiritum
I Festival de Música e Contemplação na cidade do Porto, que propõe a fruição do mundialmente reconhecido patrimonio histórico e artístico portuense a través da música.
Adquirem, no InSpiritum, especial relevo os espaços historicamente consagrados e natural ou artisticamente vocacionados à contemplação e à evasão do espírito.
Porém, para além da música de cariz religioso, o presente festival vem oferecer a um público aberto e cosmopolita um amplo leque de possibilidades de expressão e apreciação estética, sempre no intuito de favorecer o encontro e a introspecção, tendo como arcabouço um marco de excepção capaz de fomentar uma experiência artística única, colectiva ao mesmo tempo que pessoal e intransferível.
Através da realização de seis concertos, três dos quais espanhóis, InSpiritum pretende congregar alguns dos mais renomados e instigantes artistas da cena mundial. A seguir se detalha a participação espanhola:
- Manuel Vilas. O harpista galego é uma das referências internacionais incontornáveis na interpretação historicamente fundamentada do repertório medieval e barroco.
- Marisol Mendive. A organista saragoçana radicada na Galiza desenvolve uma importantíssima actuação no que tange à conservação, ao conhecimento, à tutela, ao restauro e à revitalização do património organânico galego.
- José Luis González Uriol. González Uriol (Clavicórdio) é reconhecidamente a maior autoridade na interpretação histórica do repertório de tecla ibérica. Autêntico chefe de escola, é responsável pela formação de gerações de organistas activos em todo o mundo.
Além dos artistas espanhóis, o festival se completa com os concertos de piano de Mirta Herrera, de Favola D’Argo (Música Antiga) e do órgão de Daniel Ribeiro.
Os locáis para os concertos serão a Casa do Infante, o Claustro do Mosteiro de São Bento da Vitória (TNSJ), a Igreja de São Lourenço, a Igreja de São Bento da Vitória, a Igreja de Santa Clara e o Sé do Porto.
Entrada livre.