Foco Almodóvar
O Cinema Nimas organiza um ciclo focado na obra do realizador espanhol Pedro Almodóvar.
A Medeia Filmes exibe três obras de Pedro Almodóvar: Tudo Sobre a Minha Mãe (1999), Dor e Glória (2019) e A Voz Humana (2020). O cineasta espanhol estreou recentemente Mães Paralelas, que também se mantém em exibição no Cinema Nimas.
De origem humilde, Pedro Almodóvar contruiu a sua carreira a partir do final dos anos de 1970. Em 1988, foi reconhecido como jovem revelação com o filme Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos. A sua obra aborda recorrentemente o papel da mulher na sociedade, a exploração feminina e a diversidade sexual. Cores fortes, personagens exuberantes ajudam a contar histórias trágico cómicas, onde desejo, prazer, tradição, preconceito, solidão e morte se conjugam frequentemente. O realizador é também conhecido por trabalhar em vários projetos com os mesmo atores. Penélope Cruz, Antonio Banderas, Carmen Maura e Marisa Paredes são alguns desses exemplos.
Dor e Glória
- 31 de dezembro às 14h00.
- De Pedro Almodóvar com Antonio Banderas, Asier Etxeandia, Penélope Cruz, Espanha, 2019, 113 minutos. Ver trailer.
O espanhol Salvador Mallo possui uma extensa e aclamada carreira internacional como realizador de cinema. Agora, solitário, doente e a atravessar uma crise de inspiração, faz uma reflexão sobre as escolhas feitas ao longo da vida. As suas memórias conduzem-no à infância, numa pequena aldeia espanhola, até aos tempos de juventude e idade adulta, já na cidade de Madrid. Essa viagem fá-lo avaliar a sua relação com os pais, os amigos e amantes; assim como os sentimentos de alegria, tristeza e perda que foram deixando marcas profundas e o transformaram no que é hoje, enquanto homem e cineasta.
A Voz Humana
- 9 de janeiro às 13h00.
- De Pedro Almodóvar, com Tilda Swinton, Espanha, 2020, 78 minutos. Ver trailer.
Uma mulher, uma mala e um cão. Enquanto ela espera que o seu ex-amante venha buscar as suas coisas, um tumulto emocional percorre-a e explode em todo o tipo de estados de sofrimento. Da raiva ao desprezo, ela enfrenta a mágoa de ser abandonada, tendo por seu único companheiro um cão que também perdeu o seu dono. Inspirado no monodrama homónimo escrito por Jean Cocteau em 1928, esta curta-metragem de Pedro Almodóvar nasce da natureza trágica e excêntrica que caracteriza a obra do cineasta e marca a primeira, e muito aguardada, colaboração entre o cineasta e Tilda Swinton.
Tudo Sobre a Minha Mãe
- 7 de janeiro às 20h00.
- De Pedro Almodóvar, com Cecilia Roth, Marisa Paredes, Candela Peña, Penélope Cruz, Espanha, 1999, 105 minutos. Ver trailer.
Tudo Sobre a Minha Mãe é o filme da consagração de Pedro Almodóvar. Apesar de ter falhado a Palma de Ouro em Cannes, não falhou o Óscar de Hollywood para o Melhor Filme Estrangeiro. É o cume da última fase da obra do realizador espanhol –ou seja, o melodrama surdo, deixando para trás as cores gritantes–, numa comovente história de perdas e redenções: uma mãe solteira perde o filho num acidente, e ao querer ir ao reencontro do passado perdido acaba por encontrar uma hipótese de futuro. Nas ruínas do conceito restrito de família, Almodóvar propõe a sua família para o século XXI: um conceito alargado, cheio de figuras de substituições, onde cada um toma o lugar do outro, onde o pai se descobre mulher. É uma utopia calorosa.
Mães Paralelas
- 3 de janeiro às 13h00.
- 11 de janeiro às 14h30.
- 15 de janeiro às 14h00.
- De Pedro Almodóvar, com Penélope Cruz, Rossy de Palma, Aitana Sánchez-Gijón, Daniela Santiago, Espanha, 2021, 120 minutos. Ver trailer.
Janis, uma mulher de meia-idade, e Ana, uma jovem, encontram-se num quarto de hospital, onde irão dar à luz. Ambas engravidaram acidentalmente, porém Janis está radiante, ao contrário de Ana, que se mostra assustada. Enquanto vagueiam pelos corredores do hospital, Janis encoraja Ana, criando uma forte ligação que irá alterar de forma decisiva as suas vidas.