FITEI 2017
O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica volta ao Porto com a celebração da sua quadragésima edição.
O FITEI está regresso de 1 a 17 de junho de 2017 a vários palcos e ruas das cidades do Porto, Matosinhos, Viana do Castelo e Felgueiras. São dezessete dias intensos para celebrar o 40º aniversário de um festival que soube resistir e reinventar-se ao longo dos anos.
Nada melhor para marcar esse espírito de celebração do que uma edição organizada em torno do tema comunidade e memória, programando uma série de espetáculos e atividades que reafirmam o diálogo com o espaço ibérico e também com a própria comunidade artística do Porto.
O FITEI 2017 estrutura a sua programação em quatro secções:
- FITEI Seleção 40 reúne um conjunto de obras nacionais e internacionais, misturando nacionalidades, gerações e sensibilidades estéticas. O espetáculo de abertura, Macbeth, de Nuno Carinhas, atravessará as três semanas do festival. Criadores destacados como João Brites, Joana Craveiro ou Tiago Rodrigues juntam-se a nomes emergentes do panorama nacional como Hugo Cruz ou Marlene Monteiro Freitas. De Espanha chegam-nos as criações de Pablo Fidalgo Lareo e Sara Pazos, da Argentina os imperdíveis espetáculos de Lola Arias e de Fernando Rubio, do Chile as inquietantes peças de Trinidad Gonzalez e Antonio Altamirano. E vários outros encenadores nacionais e internacionais prestigiam também esta secção com os seus espetáculos.
- FITEI e as escolas do Porto reúne três projetos, da ESAP e do Balleteatro, que abrem as portas a uma nova geração de performers ainda em formação.
- Isto não é uma escola FITEI é um espaço de partilha e de criatividade que oferece à comunidade artística local o acesso gratuito a formações com criadores, académicos e críticos nacionais e estrangeiros. Nesta secção incluem-se os ciclos Arquivos, Memória e Criação e Do Teatro e da Política, que reúnem seis workshops. Inscrições: [email protected]
- FITEI Aberto abarca toda uma série de iniciativas desde o lançamento do livro comemorativo dos 40 anos do festival, até exposições, sessões de poesia e uma imperdível festa de encerramento com o dj chileno Kamixlo.
Destaques
- Calypso, da companhia Voadora, 3 de junho às 21h30 no Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo) e 7 de junho às 21h30 no Palácio do Bolhão (Porto)
- 45 anos de Bernarda Alba: inauguração da exposição comemorativa dos 45 anos da encenação de A Casa de Bernarda Alba por Angel Fácio produzida pelo Teatro Experimental do Porto (TEP), 5 de junho a partir das 14h00 na ESAP (Porto)
- Conferência Iberescena, 8 de junho às 15h00 no Teatro Municipal do Porto – Rivoli (Porto).
- Lançamento da revista Erregueté, 9 de junho às 15h30 no Teatro Municipal do Porto – Rivoli (Porto)
- Daniel Faria, de Pablo Fidalgo Lareo, 9 de junho às 21h30 e 10 de junho às 19h00 no Teatro Municipal do Porto – Rivoli (Porto)
- Workshop: ¿Cuánto cuestan 3 horas de tu vida? com Oscar Córnago, 10 de junho às 15h00 no Teatro Municipal do Porto – Rivoli (Porto)