FIMFA Lx 2019
A edição número 19 do FIMFA Lx, o Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas que vai ter lugar do 9 ao 26 de maio, conta este ano com a participação de duas companhias espanholas.
O FIMFA Lx, Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, é um projeto artístico renovador e aberto a novas tendências, de dimensão internacional, que pretende promover e divulgar uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.
Nesta 19ª edição contamos com algumas obras e artistas espanhõis:
Micro-Shakespeare
- 9 de maio das 18h às 21h.
- De Laitrum Teatre, no Castelo de São Jorge (Jardim Romântico).
Laitrum Teatre condensou cinco monumentais obras de Shakespeare em peças de 8 minutos para cinco teatros em miniatura, concebidos como pequenas obras de arte. Em cada palco é representada uma peça diferente de Shakespeare: Hamlet, Macbeth, Romeu e Julieta, A Tempestade e Sonho de uma Noite de Verão. Em cada teatro em miniatura, o espetador recebe instruções através de auscultadores, “interpreta” e transforma-se num verdadeiro manipulador de objetos… mas não sabe que história está a contar ou o que faz. Do outro lado, outro espetador vê o espetáculo, escuta e observa a história ganhar forma através do movimento dado pelo “ator” aos objetos.
Cosas que se olvidan fácilmente
- 10 e 11 de maio às 11h, 15h e 18h.
- 12 de maio às 11h, 14h e 20h.
- De Xavier Bobés, Teatro da Trinidade (Salão Nobre).
Um teatro de objetos íntimo, sobre a memória, para cinco espetadores. Uma pequena história de Espanha, na segunda metade do século XX. Através de um conjunto de imagens, sons, objetos e fotografias, desenrola-se uma história fascinante, que explora a memória e a identidade. Xavier Bobés, tal como um mágico ou um médium, manipula tanto o passado, como o futuro, usa pequenas lembranças de todos os tipos. Parte em busca do tempo perdido e leva-nos de volta à Espanha da Segunda Guerra Mundial. Esta obra foi reconhecida com dois prémios: Prémio da Crítica de Barcelona para melhor espetáculo de teatro Nuevas Tendencias 2015, e Prémio para melhor espetáculo no Befestival de Birmingham 2016.