Festival Política 2021
Sem Fronteiras – Sem Barreiras – Sem limites, o “Festival Política” regressa ao Cinema São Jorge, tendo as Fronteiras como tema central.
Serão quatro dias de cinema, performances, música, exposições e debates centrados nas fronteiras políticas, mas também nas divisões e clivagens que fomentam a discriminação, o racismo, a intolerância e o desrespeito pelos direitos humanos.
O Festival procura promover uma maior consciência política e social, sobretudo nas gerações mais novas e com o objetivo de aproximar as pessoas da política, o evento tem vindo a incluir debates, projeção de filmes, exposições, workshops, concertos, atividades para crianças na sua programação, assumindo-se como uma montra e um laboratório do poder da cidadania.
Este ano esta é a programação espanhola do Festival:
Encara Hi Ha Algú Al Bosc
- 22 de Abirl às 17h00.
- De Teresa Turiera-Puigbò, 55 minutos.
Lejla Damon é uma jovem de 25 anos, que cresceu numa família de classe média em Londres. Os seus pais, jornalistas, acompanharam a guerra da Bósnia. Em dezembro de 1992, durante as filmagens num hospital de Sarajevo que estava a ser bombardeado, viram uma mulher a querer afogar o bebé que acabara de dar à luz. O bebé era fruto de uma violação e considerado semente do inimigo. Durante as guerras dos Bálcãs, entre 25 mil e 50 mil mulheres foram vítimas de violência sexual. Lejla, Alen, Ajna são crianças nascidas da violação. 25 anos depois, juntam-se aos sobreviventes na sua luta para quebrar o silêncio e superar o estigma.
Ekai
- 23 de abril às 17h30.
- De Arantza Ibarra, 20 minutos.
A história do jovem transgénero Ekai Lersundi, que se suicidou em 2018 após lutar contra a burocracia para aceder a tratamentos hormonais. Prémio do Público no festival Zinegoak, de Bilbau.
Quien Eres
- 23 de abril às 19h30.
- De Alberto Molina Jiménez, 5 minutos.
Um jovem é forçado a deixar para trás o mundo que conhece, nomeadamente família, amigos, paisagens, cheiros e costumes.
The Angel of History
- 24 de abril às 11h30.
- De Eric Esser, 10 minutos.
Uma fronteira com a Europa. Uma pintura de Paul Klee. Um poema de Walter Benjamin. Um filme sobre ontem e hoje, e como é difícil reconhecer um atrás do outro.
Dos Mundos
- 24 de abril às 11h30.
- De Iván Fernández de Córdoba, 11 minutos.
O Oeste e o Leste olham-se ao espelho.