Festival Periferias 2021
O Festival Internacional de Cinema “Periferias”, em sua nona edição, apresenta uma programação de cerca de três dezenas de filmes dedicados ao melhor cinema ibérico.
O Periferias será realizado entre os dias 13 e 20 de agosto com seu habitual modelo de itinerância para vilas e lugares emblemáticos da zona fronteiriça entre Valencia de Alcántara (Cáceres) e Marvão (Portugal), o que é conhecido como o Raya. Esta será uma jornada cinematográfica que se desenvolverá entre castelos, ruínas históricas de um passado romano, pontes medievais, antigas estações de trem e locais remotos de fronteira. Uma paisagem encantadora para desfrutar filmes de autor e obras documentais.
Este ano, o festival conta com novos palcos, do lado espanhol, em Herrera e San Vicente de Alcántara, e do lado português, na localidade fronteiriça de Marco (Arronches), que contribuem para Marvão, Portagem, Beirã, Ammaia, Valencia de Alcántara, Fontañera, Beirá, Zarza la Mayor e Malpartida de Cáceres.
No que diz respeito à produção espanhola, destaca-se a apresentação de:
- Destello Bravío, o conceituado longa-metragem de estreia de Ainhoa Rodríguez
- My Mexican Bretzel de Nuria Giménez Lorang
- Bienvenidos a España, documentário de Juan Antonio Moreno Amador
- Meseta de Juan Palacios
- Limbo, La promesa olvidada e Los Mensajes Ocultos de Ganga de Antonio Rodrigo
- Antonio Machado, Los Días Azules de Laura Hojman
Não só poderá curtir o festival em suas projeções noturnas, mas também poderá veja alguns de seus filmes online, através da plataforma Filmin, como parte de um colaboração com os festivais que integram a rede Ventana / Janela AAA. O Festival também incluirá um conjunto de atividades paralelas, incluindo passeios a pé, exposições, conferências, música e reuniões com diretores.