Festival Flamenco Estoril 2017
O ritmo do flamenco volta ao Casino Estoril com quatro grandes atuações.
As noites de quinta-feira ganham novo fôlego entre 16 de fevereiro e 9 de março. Todas as semanas, a partir das 22h00, junte-se aos ritmos quentes do flamenco.
Alberto Ruiz
- 16 de Fevereiro às 22h00
- Tablao Flamenco
Formou-se em dança espanhola no Institut del Teatre de Barcelona. É licenciado em pedagogia de dança pelo Conservatório Superior de Alicante e tem o 6º Grau de dança clássica da Royal Academio of Dancing. Bailou flamenco com artistas como Eva la Yerbabuena; Israel Galván; Javier Latorre; La María Pagés; El Junco entre outros e dança espanhola com: Antonio Márquez; Carlos Rodríguez; Miguel Ángel Rojas; Antonio Najarro.
Karen Lugo
- 23 de Fevereiro às 22h00
- Tablao Flamenco
Em noite de Gala Novos Flamencos a bailarina e coreógrafa Karen Lugo assegura um espectáculo único. Segundo a artista, o que mais gosta no flamenco é a dificuldade: o controlo da percussão com os pés, a técnica do compás, as pautas das letras e a conexão dos pés com a terra e do corpo com o ar.
Nasceu em Guadalajara, no México e, com apenas 4 anos, começou a formar-se em dança espanhola e ballet clássico. Aos 12 anos, na escola, descobre o flamenco e uma nova dimensão de expressar os sentimentos que a cativa de tal forma que com 17 anos mudou-se para Espanha.
La Truco
- 2 de Março às 22h00
- Tablao Flamenco
O ciclo prossegue com a Gala Maestros protagonizada pela bailarina, coreógrafa e maestra La Truco. A artista propõe um espectáculo cheio de sabor flamenco, bailado com o conhecimento com o qual ensina a sua arte nos cursos internacionais de baile e coreografia.
La Truco é filha do cantor José Truco, tendo-se formado em dança espanhola e flamenco no conservatório de música e dança de Madrid. Terminou a sua formação em flamenco na Escola de Dança Amor de Dios com professores como Azorín, Tomás de Madrid, Cristóbal Reyes e La Tati, entre outros. Com a sua própria companhia trabalhou com Tony Maya e Manuel Liñán. Presença nos festivais de flamenco de Espanha, Africa do Sul e Indonésia, participou junto a El Guito e Merche Esmeralda no Festival Suma Flamenca de Madrid em 2016.
Jesús Ortega
- 9 de Março às 22h00
- Grande Gala de Encerramento
A Gala de Encerramento será com o bailarino, coreógrafo e maestro Jesus Ortega. Com um experiente percurso, o artista revela: “Soy esencialmente bailaor”. Os seus grandes mestres em Sevilha, José Galván e Manolo Marín abriram-lhe as portas do baile flamenco. Realizou, também, diversos cursos com grandes figuras do baile flamenco como Eva La Yerbabuena, Andrés Peña, Israel Galván, Rafael Campallo ou Domingo Ortega entre outros.