Festival Flamenco de Lisboa 2018
O já clássico Festival Flamenco de Lisboa chega este ano com o tema “mulheres” e uma grande seleção de artistas do flamenco espanhol.
O Capitólio acolhe este ano, de 24 a 26 de Outubro, os concertos do Festival Flamenco de Lisboa 2018. O Flamenco é uma referência incontornável da cultura espanhola que em 2010 foi eleito Património Imaterial da Humanidade.
Este ano traz a Lisboa alguns dos mais conceituados artistas do atual panorama do baile, canto e guitarra. No Tributo anual a Paco de Lucia, as irmãs Ursula e Tamara López, “Bailam” a essência do Maestro com um enorme sentimento e talento.
Estreia em Portugal. Esther Merino, convidada do festival Flamenco de Lisboa em 2011, com grande êxito e ganhadora dos grandes prémios dos últimos anos nos festivais de Flamenco de Espanha.
Maria Juncal, também convidada em 2011, artista internacional, bailaora e coreografa, volta a Lisboa para validar o êxito anterior.
Dúo del Mar, com Marta Robles e Ekaterina Záytseva estreiam em Portugal o espectáculo Ritmos de Sabicas, uma homenagem ao já falecido guitarrista de Flamenco Sabicas.
Para além destes concertos, o Festival Flamenco de Lisboa integra ainda um vasto leque de actividades –filmes, exposições, palestras e workshops– oferecendo na sua XXI edição uma perspectiva ampla e transversal da genuina arte do Flamenco.
Úrsula e Tamara López: Bailándote
- 24 de outubro às 21h30.
O conceito do espetáculo, musicalmente ordenado por Javier Patino, guitarrista de Jerez de la Frontera, Tamara e Úrsula López, são praticamente os mesmos, ou seja, as novas influências do contemporâneo sobrepõem-se às vezes a expressão mais jonda, dando assim riqueza a cada movimento através dos braços virtuosos. Qualquer detalhe é cuidado e os trajes de toda a gala tornam cada número especial. Emoção e elegância num espetáculo dedicado ao Grande Mestre.
A sensualidade dos movimentos convida-nos à transgressão da dança que é harmonizada quando pensamos sobre o caminho que Paco de Lucía empreendeu ao romper barreiras musicais, já que não há mensagem sem intenção e as bailaoras conseguiram com o cante de Gema Caballero, lembrar a universalidade do Flamenco. Úrsula e Tamara, duas irmãs nascidas no baile que vêm a Portugal para lembrar também o sangue português do Mestre.
Esther Merino: Mil y una razones
- 25 de outubro às 21h30.
Esther Merino Pilo nasce em Badajoz. Com 17 anos, esta jovem cantaora começa a subir aos cenários e a desenvolver o que hoje em dia considera a sua vocação, o cante flamenco.
Possuidora de uma voz brilhante, vigorosa e rica em nuances, o que Esther Merino oferece nas suas atuações é um extraordinário conhecimento dos cantes que executa, sempre na linha mais ortodoxa e com honestidade louvável.
María Juncal: Emotions
- 26 de outubro às 21h30.
Emoção através da guitarra, do canto e da dança – uma experiência rica em sensações como a própria vida – Juncal, juntamente com dois virtuosos cantores e uma guitarra, oferece – nos uma jornada de cores e sentimentos – martinete, guajiras, alegrías e solea, a rota do Flamenco vibrará no palco. Mostra-nos o mundo das mulheres, a emoção feminina rude e pura.
Apresentação institucional
- 19 de outubro às 19h30 no Instituto Cervantes de Lisboa. Com os discursos de Javier Rioyo, Diretor do Instituto Cervantes de Lisboa e Ana Oliveira e Carmo, Presidenta da Associação Flamenco Atlântico, e outras personalidad convidadas.
- Documentário: Insólito Flamenco de Alfredo Galvão Lucas às 20h00.
- Concerto: Dúo del Mar, Tributo a Sabicas, às 21h00.
Veja a programação completa (PDF).