Festival Dias de Dança 2021
A 5ª edição deste Festival internacional de dança contemporânea conta com a presença das espanholas Idoia Zabaleta e La Ribot.
O DDD – Festival Dias da Dança parte da vontade de ligação que se pode estabelecer, através da dança, entre as cidades do Porto, Matosinhos e Gaia. Realizado anualmente em torno do Dia Mundial da Dança, o DDD desenvolve, desde 2016, uma programação que atesta a diversidade estética e temática da Dança Contemporânea e que promove a deambulação entre diversas salas de apresentação e o espaço público nas três cidades da Frente Atlântica.
Em 2021, ainda em contexto pandémico, o DDD – Festival Dias da Dança reinventa-se para a sua 5ª edição. O DDD – No Palco / Em Casa apresenta um formato misto (presencial e online) que traz aos diversos públicos espetáculos, conversas, masterclasses, residências artísticas, documentários e festas online.
Em Quinta-feira: Abracadabra
- 28 de abril às 22h00; 29 e 30 de abril às 00h00.
- Online. Comprar bilhetes.
- De Cláudia Dias e Idoia Zabaleta.
Em Quinta-feira: Abracadabra, quarta criação do projeto Sete Anos Sete Peças, Cláudia Dias e Idoia Zabaleta dão novos usos a palavras gastas. Partem do zero para voltar a combinar com as pessoas presentes os significados mínimos de cada palavra. Paz, pão, trabalho, educação querem dizer o quê, mais propriamente? Demonstrando a verdadeira relação entre as coisas e as palavras, buscando os nomes ocultos da injustiça, da desigualdade e da opressão, as artistas procuram as palavras mágicas para mover corpos, e mundos.
No projeto Sete Anos Sete Peças, Cláudia Dias cria anualmente uma peça a partir do encontro com um artista convidado. Cada criação serve de base a uma edição ilustrada por António Jorge Gonçalves (Sete Anos Sete Livros) e a um projeto de criação com jovens em Almada e no Porto (Sete Anos Sete Escolas).
Please please please
- 22 e 23 de abril às 19h00.
- No Teatro Carlos Alberto. Comprar bilhetes.
- De Tiago Rodrigues, La Ribot & Mathilde Monnier.
Duas mulheres no palco dirigem-se aos seus filhos e filhas. É uma mensagem para as futuras gerações, uma mensagem do presente que é enviada no tempo, um diálogo sobre o mundo que está por vir, sobre a evolução do mundo e uma reflexão sobre uma possível e lenta extinção do planeta…
Resultado da colaboração entre a coreógrafa francesa Mathilde Monnier, a coreógrafa hispano-suíça La Ribot e o encenador português Tiago Rodrigues, Please please please é uma mensagem para dizer o que fizemos e não fizemos para preservar este mundo, para que os ursos vivam, para que as abelhas vivam, para que um desastre não aconteça, para continuar a acreditar, para esperar.