Eugenio Ampudia: Abrigo de combatentes

Eugenio Ampudia: Abrigo de combatentes

A exposição “Abrigo de Combatentes” apresenta a obra multidisciplinar de Eugenio Ampudia, com instalações, esculturas, fotografias e vídeos que exploram o papel crítico da arte e seu impacto político.

Vivemos com inquietação um tempo turbulento. São tão óbvios os sinais onde reside o perigo, que a razão, a cultura e a arte devem amotinar-se e tornar-se um abrigo de combatentes.

—Eugenio Ampudia

Abrigo de Combatentes é um percurso pela obra de Eugenio Ampudia, que se expressa em múltiplos formatos. O caráter multidisciplinar da proposta se evidencia nas diversas formas de expressão das obras expostas. Ao percorrer a exposição, o visitante encontrará instalações dinâmicas, esculturas cinéticas, fotografias que documentam ações performativas originais, além de desenhos e vídeos com narrativas visuais variadas.

Eugenio Ampudia

Eugenio Ampudia nasceu em Melgar, Valladolid (Espanha), em 1958. Como artista multidisciplinar, seu trabalho aborda os processos artísticos de uma perspectiva crítica. Ele se vê como um promotor de ideias, explorando o papel político dos criadores, o significado das obras de arte e as estratégias que dão vida a elas. Ampudia investiga os mecanismos de produção, promoção e consumo, a eficácia dos espaços dedicados à arte e a análise da experiência de quem observa e interpreta.

Suas obras foram exibidas internacionalmente e estão presentes em coleções de museus como MNCARS, MUSAC, ARTIUM, IVAM e La Caixa, entre outros.

  • Artes visuais
  • Évora
  • sáb, 26 de outubro —
    dom, 9 de março 2025

Foro

Mapa

Centro de Arte e Cultura – Fundação Eugénio de Almeida, Largo do Conde de Vila Flor, 7000-804 Évora
266-748-350

Entradas

Entrada grátis

Mais informações

Fundação Eugénio de Almeida

Créditos

Organizado pela Mostra Espanha e pelo Ministério da Cultura da Espanha. Foto: Dónde dormir (Biblioteca), Eugenio Ampudia, 2014.

Ferramentas