Encontros Harmónicos de Rafael Úbeda
O artista expõe na Galeria Municipal de Arte de Barcelos.
Rafael Úbeda nasceu em Pontevedra em 1932. Tirou o primeiro grau em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de San Fernando, nas áreas de pintura, gravura e mural. Com Bolsas de estudo, pela primeira vez no Estado espanhol e mais tarde os holandeses, estendeu OS seus estudos de pintura e gravura na Hoger Akademy St.Joost de Breda e depois trabalhou ao lado do eminente professor em Maarsen Willem van Leusden (Holanda).
Muralista, gravurista e pintor com uma carreira marcada por grandes sucessos como o Grand Prix de Roma em 1965, Rafael Úbeda é membro da Real Academia Galega de Belas Artes, abordada na sua renda o mesmo tema de sua tese de doutorado, interação de pintura e música, uma das suas grandes paixões.
Em “Encontros Harmónicos” entramos no mundo de Rafael Úbeda que invade a sensação de ser convidado para uma festa onde, em todos os lugares, é o pintor, apaixonadamente sangrou até a morte no vermelho heróico, vertida em laranja brilhante, dissolvido em fugitivos azuis pálidos, envolto em solas , luas resolvidos, estremecendo em acordes.
Úbeda sente-se vagamente orgulhoso do seu presente, orgulhoso da música que o inspirou e pintura que ele tem visto e admirado e cujos legados que tem deixado como pintor. Úbeda sente que está contribuindo, por sua vez, com o seu esforço criativo para um enorme valor para a humanidade e à cultura universal, porque Rafael Úbeda é uma vida monumental dedicado à arte, com uma fé inabalável no seu trabalho, com um olho, sem se afastar um milímetro do que sempre soube que queria ser e fazer.