Encontro-homenagem a Ángel Campos Pámpano
O próximo 9 de abril vai ter lugar uma homenagem a Angel Campos Pámpano, na Fundação José Saramago em Lisboa, por ocasião do décimo aniversário de sua morte.
No ato serão apresentados dois poemarios que acabam de ser publicados pela Editora Regional da Extremadura: a edição bilíngüe de La semilla en la nieve, com prefácio de Nuno Júdice, e En el vuelo de la memoria. Antología para Ángel Campos Pámpano, da qual participaram numerosos autores espanhóis e portugueses, como Gamoneda, Inma Chacón, Nuno Júdice, Ruy Ventura e Gonçalo M. Tavares, entre outros.
Teremos a presença de Paula Campos, filha de Angel Campos, Luis Leal, tradutor do livro La semilla en la nieve, Suso Díaz, coordenador da Antologia En el vuelo de la memoria, e outros poetas, autores e amigos. O cantor da Extremadura, Luis Pastor, será quem punha música a esta homenagem.
Ángel Campos Pámpano, nascido na cidade de San Vicente de Alcántara, foi poeta, tradutor, editor e professor. Importante promotor das relações culturais e literárias entre Espanha e Portugal, traduziu ao espanhol autores como Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner e Al Berto José Saramago, financiou e dirigiu várias publicações importantes e únicas do panorama literário espanhol português.
Passou os últimos anos da sua vida em Lisboa como professor de línguas no Instituto Espanhol de literatura Giner de los Ríos de Lisboa. Foi agraciado com o Prémio Extremadura pela Criação pelo seu livro La semilla en la nieve, com o Prémio de Tradução Giovanni Pontiero, pela edição de Nocturno Mediodía de Sophia de Mello Breyner e pelo Prémio Eduardo Lourenço.