'El Greco e os seus centenários: de 1614 a 2014'
O Instituto Cervantes de Lisboa une-se às celebrações do IV Centenário de El Greco, com uma conferência sobre a sua obra com participação de Fernando Marias.
Espanha comemora este ano 2014 o IV centenário da morte de El Greco, um dos pintores espanhóis mais conhecidos internacionalmente, com um amplo programa de exposições e actividades culturais que nos descobrem a pintura e a figura de Doménikos Theotokópoulos, conhecido como “El Greco”. Toledo, a cidade onde El Greco passou 37 anos da sua vida, será o centro principal das atividades.
El Greco, nasceu na ilha de Creta em 1541 e, depois de uma estadia em Itália, mudou-se para Espanha em 1576, instalando-se definitivamente em Toledo no ano seguinte. A sua obra mais conhecida é El entierro del conde de Orgaz, que se pode visitar atualmente na Igreja de Santo Tomé de Toledo. Das suas obras cabe destacar também A disputa das vestes de Jesus e Abertura do Quinto Selo.
A conferência conta com um grande especialista na obra de El Greco, Fernando Marías, historiador do arte espanhol, membro da Real Academia da História e comissário da exposição El griego de Toledo, a maior exposição celebrada até a data sobre o pintor, realizada em Toledo este ano para comemorar o IV Centenário do seu falecimento naquela cidade.