El alma del pueblo
O espetáculo da companhia espanhola Títeres Etcetera será representado no âmbito do evento Imaginação em Movimento como parte de Lisboa Capital Ibero-americana de Cultura.
O Museu da Marioneta desafiou várias companhias a apresentarem, em Lisboa, o que de mais recente e contemporâneo se tem feito nos países da América Latina na área do teatro de objetos, de marionetas e de formas animadas.
Numa programação artisticamente diferenciada e plural, a magia da animação –que é o centro desta forma de arte– é explorada nesta série de espetáculos, através de diferentes perspectivas e recursos artísticos, partindo de diferentes relações entre o corpo do ator/manipulador e o objeto a que dá vida e alma.
El alma del pueblo
Nesta obra, Yanisbel, uma especialista e defensora dos bonecos, entra em cena a falar sobre tradições ameaçadas, professores sem alunos, colecionadores, sobre formas de construir os bonecos e de transmitir aos jovens o ofício, de acordo com as diferentes culturas.
Para ajudar a Yanisbel, um membro da companhia, JFJ é encarregado de apresentar as imagens de vídeo, mas não se contenta com o “ligar o botão”, quer agir, tocar ao vivo.
Do écran emergem também bonecos de diferentes lugares do mundo: um calau, um marotte da tradição do Mali, chega logo às mãos de Yanisbel uma fada vietnamita que dança sobre a água é se coloca no centro da cena, onde se cria uma rica conspiração entre uns planos de realidade e outros.