Eduardo Paniagua, Grupo Música Antigua e Músicos do Tejo em Lisboa
Os espanhóis Música Antigua e os portugueses Os Músicos do Tejo juntam-se num concerto de comemoração dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação. Incluido na Mostra Espanha 2019.
Este projeto comemora a viagem promovida pela Coroa de Espanha e comandada pelo navegador Português, Fernão de Magalhães (1480-1521) com o objetivo de encontrar uma nova rota para as Ilhas das Especiarias. Carlos I nomeou o navegador Português, por antecipação, “governador e comandante-em-chefe da Marinha para a descoberta das ilhas das especiarias” que, a partir de Sanlucar de Barrameda (sul da Espanha) e atravessando o estreito que veio a ser batizado com o seu nome na ponta sul do continente americano, atingiu as Filipinas em abril de 1521, onde viria a falecer. A expedição terminou a 6 de setembro de 1522 no mesmo lugar onde começou, comandada pelo navegador espanhol Juan Sebastian Elcano.
Um concerto com base nos “vilancicos” e romances dos cancioneiros hispânicos do final do século XV e início do século XVI: Cancionero de la Colombina, Sevilla; Cancionero de Palacio, Madrid; Cancionero del Duque de Calabria, Valencia; Cancionero de Medinaceli, Cancioneiro de Elvas e Cancioneiro de Lisboa. É uma colaboração entre o grupo espanhol Música Antigua e o grupo português Músicos do Tejo, sob a direção do músico espanhol Eduardo Paniagua e mediante uma residência artística em Lisboa.