Ecos de cantigas: Lecturas de jóvenes poetas entre España y Portugal
Este encontro literário no âmbito da Mostra Espanha 2019 apresenta poesia popular e amorosa lusa e espanhola trazida de outros séculos.
A transformação tecnológica da nossa era, o seu excesso informativo, a saturação de elementos e imagens, tornaram a obra literária numa espécie de nível de outros tempos melhores, e inclusivé de outro modelo de civilização: livresco, analítico, pausado. A afeição aos livros, ao pensamento, é hoje em si própria um humanismo. Possivelmente é essa a causa de uma certa moda de romances que falam de romances, de livrarias, de bibliotecas, a exaltação do prazer de ler, as vidas de escritores, etc. A literatura como lugar inocente, mas também como motor de uma mudança (nostálgica, talvez), um modelo a contratempo. Seguramente, a maior necessidade, maior fervor. E nesse contexto, qual é o papel que corresponde à poesia, coração dessa civilização livresca?
Apresenta-se assim um ciclo que expõe estas tendências, na plena consciência de que a poesia popular e amorosa de outros séculos, os primeiros das nossas literaturas, contribuem além do mais ao acervo e à propria identidade cultural de Portugal e Espanha.
As sessões serão precedidas por uma conferência inaugural ministrada pela poeta e professora da Universidad de Santiago de Compostela María do Cebreiro.