Duo Lusitano: Violoncelo Barroco
O Duo Lusitano vai atuar no Museu da Cidade – Extensão do Romantismo no âmbito do Porto Cello Festival 2022.
O programa da primeira edição do Porto Cello Festival conta com mais de 50 artistas, 3 masterclasses e 15 concertos nos quais o violoncelo se apresenta em diferentes estilos de música, do jazz à música de câmara, do blues ao samba e em diálogo com a pintura, dança e o yoga.
A programação apresenta propostas para o público em geral, famílias, estudantes e músicos profissionais. Entre outros, o festival irá contar com a participação do Duo Lusitano, composto por os violoncelistas Barrocos, o português Pedro Massarrão e o espanhol Jorge Corcho, num concerto do período Barroco através de obras dos grandes mestres Italianos e do violoncelista português João Batista Avondano.
Programa
- Giuseppe Maria Bononcini (1642-1678)
- Antonio Vivaldi (1678-1741): Sonata nº1 em Lá menor Andante Allegro Grazioso-Minuetto
- João Batista Avondano (1758-1828): Sonata nº6 em Sib Maior Largo Allegro Largo Allegro
- Salvatore Lanzetti (1710-1780): Sonata nº4 em Fá Maior Allegro Largo Minuetto
- Jean Baptiste Barrière (1707-1747): Sonata nº10 em Fá# menor Allegro Adagio-Allegretto Presto
- Luigi Boccherini (1743-1805): Sonata para dois violoncelos nº10 em Sol Maior Andante Adagio Allegro prestíssimo
O Duo Lusitano
O Duo Lusitano nasce em meados de 2019, fruto de uma necessidade de realizar baixo contínuo no violoncelo e com o objetivo de complementar as respectivas investigações dos seus elementos. O grupo foca o seu trabalho em representar, de maneira histórica, a prática comum do século XVIII de usar o violoncelo como um instrumento harmónico.
Através do uso de instrumentos e arcos historicamente informados, aliado ao conhecimento desenvolvido academicamente, o Duo Lusitano oferece uma experiência única, num formato de concerto onde contextos históricos e práticos são partilhados.