Duo L’Encouragement no Palácio Foz
O Duo formado pelos guitarristas Herminia Navarro e Pablo Rioja vai dar um concerto no Palácio Foz com um programa nos grandes clássicos espanhóis dos séculos XIX e XX.
Surgido na primavera do 2005, o duo formado pelos guitarristas Herminia Navarro e Pablo Rioja nasceu como o resultado da amizade dos dois músicos, de grande experiência profissional individual, que juntaram os seus esforços e gostos musicais para abordar um repertório tão amplo como apaixonante.
Depois de começar sua formação da mau do Agustín Sánchez, Alberto Plaza, Luis Briso de Montiano e Avelina Vidal, Navarro e Rioja finalizaram os seus estudos profissionais no Real Conservatório Superior de Música de Madrid, baixo a tutela do catedrático Miguel Ángel Jiménez Arnáiz. Participaram em diversos cursos, e especialmente continuaram a ampliar a sua formação musical com mestres como Gerardo Arriaga, José Luis Rodrigo, Miguel Trápaga ou Ricardo Gallén.
Premiados em diferentes festivais de guitarra tanto nacionais como internacionais, Navarro e Rioja desenvolveram sua carreira concertística com programas que abrangem diferentes etapas do repertório para esta formação. É preciso assinalar suas atuações no Museu da Cidade em Madrid, o Auditório Municipal de Logronho, o Real Casino de Murcia, o Instituto Cervantes de Marrakech y Essaouira (Marrocos), a Fundação Carzou en Manosque (França), a Embaixada de Espanha em Beirut e o Palácio Chehab (Líbano) e o Atelier Geigenbau Kari Koch em Lucerna (Suiça), entre outros.
Nos últimos anos destaca sua especial dedicação à música do periodo clássico – romántico escrita para duo de guitarras, que interpretam com reproduções de instrumentos da época. Fruto desta investigação irá ver a luz em 2016 seu primer CD com a discográfica Eudora Records, com obras de Fernando Sor, Federico Moretti, François de Fossa e Johann Kaspar Mertz.
Na actualidade desenvolvem sua actividade pedagógica como professores do Centro Integrado de Ensino Artístico Federico Moreno Torroba e o Conservatório Profissional de Música Joaquín Turina respetivamente, em Madrid.
Programa
- L’Encouragement Op. 34, Fernando Sor (1778-1839).
- Danza Oriental, Enrique Granados (1867-1916).
- Valses poéticos, Enrique Granados (1867-1916).
- Granada, Isaac Albéniz (1860-1909).
- Fantasía Op. 54, Fernando Sor (1778‐1839).
- Danza del molinero, Manuel de Falla (1876-1946).