Drawing Room Lisboa 2021
A quarta edição da feira “Drawing Room Lisbon” decorrerá no âmbito da “Mostra Epanha 2021” com obras de renomados artistas espanhóis de todo o país.
A Drawing Room Lisboa, comissariada pela espanhola Mónica Álvarez Careaga, é a feira irmã da Drawing Room Madrid, que decorre na capital espanhola desde 2016.
Esta quarta edição em Lisboa caracteriza-se por uma importante presença de reconhecidos artistas espanhóis:
- Xisco Mensua, representado pela galeria F2, de Madrid;
- Guillermo Pérez Villalta e Teresa Moro, representados pela Galeria Siboney, de Santander;
- Irene González, Marta Barrenechea e Vicente Blanco, da Galeria Silvestre, de Madrid;
- Sabine Finkenauer, artista alemã sediada em Espanha, representada pela Galeria Trinta Arte Contemporanea, de Santiago de Compostela;
- César Barrio, Sofía Jack e Vicky Uslé, da Galeria Martínez & Avezuela, de Madrid;
- Inmaculada Salinas, Luis Gordillo e Miki Leal, representados por Rafael Ortiz, de Sevilha.
Participará igualmente no programa geral a Wadström Tönnheim Gallery, da Suécia, sediada em Marbella.
A seleção de galerias confirma a fidelidade à feira dos seus mais destacados galeristas portugueses, como Bruno Múrias, Filomena Soares, Uma Lulik, Miguel Nabinho e Pedro Cera, de Lisboa, Pedro Oliveira, Presença e Kubik, do Porto, e Fonseca Macedo, de Ponta Delgada. Há ainda algumas galerias destacadas que inauguram a sua participação nesta quarta edição, como a sevilhana Rafael Ortiz, a madrilena F2 e a argentina Granada Gallery. Este ano, a feira acrescenta ao seu programa geral um Foco Berlim, com três galerias da capital alemã: Anaid Art Gallery, Kristin Hjellegjerde e LAGE EGAL. O projeto foi realizado pelo comissário alemão Jan-Philipp Fruehsorge.
Paralelamente à feira de Lisboa, a Drawing Room apresenta pela segunda vez um formato que foi muito apreciado e solicitado; uma Feira Internacional Online, um projeto virtual concebido com características museísticas, que será inaugurado a 14 de outubro, oferecendo uma inovadora experiência aos colecionadores.
A partir de 14 de outubro, a Drawing Room Lisboa oferece a possibilidade de consultar pessoalmente todas as obras expostas na feira através da Drawing Room Store, uma plataforma de venda online que permite aos colecionadores de arte terem acesso imediato a todas as obras disponíveis.
Por último, tal como em 2020, a Drawing Room Lisboa tem o prazer de acolher uma secção editorial, comissariada por Filipa Valladares, com um vasto conjunto de livros de artista, edições múltiplas e catálogos, mostrando assim uma abordagem diversa do panorama do desenho contemporâneo.