Diez miradas al abandono
O Centro Português de Fotografia acolhe esta exposição que procura a reflexão sobre transformação, ruína e abandono.
A exposição Diez miradas al abandono oferece um percurso fotográfico, através de 32 imagens, que convidam à reflexão sobre transformação, ruína e abandono.
Tras a inauguração oficial em Segovia, a exposição já viajou a Almería, Palma de Mallorca, Benicasim, Soria e Oporto. Os fotógrafos que expõem são Xavier Ferrer Chust, Joan Forteza, Juan Carlos Gargiulo, Rui Morão, Manel Quiros, Ramón Siscart, Pablo Tarrero, Paz Vicente, Rubén García e Cristóbal Carretero Cassinello.
Desde a realidade captada de uma forma documental, até uma visão artística e reflexiva do abordado, a paisagem e o retrato são protagonistas nesta exposição, que inclui obras de artistas de várias nacionalidades (espanhola, portuguesa e argentina), com estilos muito diferentes, unidos pela busca do tema e das suas consequências.
A vida e a alma dos edifícios abandonados e em ruínas são tratadas através das imagens desses fotógrafos, distanciando-se dos seus meros corpos, oferecendo uma dupla exposição, a do passado e a do presente.
Pretende-se com a mostra sensibilizar os visitantes para fatos da nossa realidade, tantas vezes maltratada por muitas e tão diversas formas e do reflexo que provocam.