democrARTE
Nos últimos 50 anos, Portugal e Espanha avançaram na democracia, refletindo suas experiências comuns, e a exposição “democrARTE” homenageia essa trajetória com trajes artísticos de 25 renomados artistas, celebrando a Revolução dos Cravos e a rica contribuição cultural de ambos os países.
Os últimos 50 anos testemunharam importantes progressos democráticos em Portugal, com ligações significativas entre a experiência portuguesa e a espanhola na transição de ditaduras para democracias. Estes laços contribuíram para uma relação estreita e de colaboração entre os dois países para além das questões democráticas – os espanhóis quebraram as suas correntes e saíram à rua para viver e desfrutar da vida de uma vez por todas. Encontraram o seu lugar na música, na arte, na moda, no cinema, na literatura, na fotografia, etc. Assim, o Portugal começou a recuperar a sua voz, a sua identidade e um futuro que se julgava perdido.
Fashion Art by Manuel Fernandez quer prestar homenagem a estas cinco décadas de democracia à prova de fogo da Península Ibérica, reunindo os artistas mais destacados desses anos num suporte de moda – o fato de lona. Vinte e cinco artistas espanhóis de renome, juntamente com o português André da Loba, intervieram artisticamente nestes trajes que serão os protagonistas desta exposição, a partir dos quais são narrados, através das suas pinceladas, os momentos da nossa democracia.
Para esta exposição, será apresentado um cartaz de trajes comemorativos, desenhado pelo conceituado ilustrador Antonio Valenzuela, que prestará homenagem ao 25 de Abril e à Revolução dos Cravos.
Juntamente com os músicos, os artistas desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento dos movimentos artísticos em Madrid, destacando-se desta geração o pintor e ilustrador Carlos Sánchez Pérez, ou Ceesepe, e o pintor José Alfonso Morera Ortiz, mais conhecido como El Hortelano. Também é importante a obra de Bárbara Allende Gil de Biedma, mais conhecida pelo seu nome artístico Ouka Leele, e, claro, Juan Genovés com a sua obra El Abrazo.