Darío Villanueva no I Congresso Internacional de Humanidades UAb
As questões que emergem do que muitos apelidam de “crise das humanidades” serão o objeto central deste I Congresso Internacional de Humanidades UAb sob o título de “Heranças e Desafios”.
Darío Villanueva, grande escritor e crítico literário espanhol, antigo director da Real Academia Espanhola, será o orador da Conferência de Encerramento que terá lugar na Universidade Aberta sob o título As Humanidades na pós-modernidade pós-humanista.
Pretende-se preferencialmente questionar a crise do próprio conceito de “humano”, visível nomeadamente nos termos atuais de “pós-humanismo” e “trans-humanismo”, de forma a conduzir o debate para o seu ponto original, encetando e consolidando um juízo cultural que permita refletir construtivamente sobre a herança e sobre os desafios das Humanidades, que presidem ao título.
É, pois, objetivo do congresso desafiar a um pensamento que não prescinda da herança histórica do mundo ocidental, abrindo-se aos novos desafios e às novas tendências do mundo contemporâneo, desde a necessidade de alargamento do espaço geográfico da reflexão à pertinência e implicações da sua memória cultural, bem como ao reconhecimento da necessária imbricação e complementaridade de disciplinas.
Este encontro visa, em suma, ser um espaço de diálogo sobre a tradicional cartografia dos saberes em prol da compreensão de uma ontologia do humano que favoreça uma efetiva cooperação entre diversos domínios científicos, com vista à identificação de metas desejáveis e possíveis.