Curtas Vila do Conde 2015
23ª Edição do Festival Internacional de Cinema, com a participação de produções espanholas.
O Curtas Vila do Conde regressa de 4 a 12 de julho de 2015 para uma edição surpreendente.
O Festival Internacional de Cinema tem conseguido manter, desde a sua primeira edição em 1993, um equilíbrio entre a descoberta e revelação da grande diversidade de abordagens à criação cinematográfica e a conquista de um público com identidade, numeroso e interessado. Realizadores e produtores de filmes de formatos e estéticas menos convencionais, encontram aqui um espaço privilegiado para a divulgação das suas obras e convivem, com esse mesmo público e com todo o tipo de profissionais de cinema, da comunicação social e dos agentes culturais institucionais e privados.
A programação do 23º Curtas Vila do Conde, que terá lugar de 4 a 12 de Julho de 2015, irá desenvolver-se segundo a estrutura adotada nas últimas edições do Festival, ou seja, em torno das competições (Internacional e Nacional), das retrospetivas de autor e temática, da secção Work in Progress, Remixed e Take One! (destinada a promover o trabalho de jovens realizadores recém formados nas escolas superiores de cinema do país) e o Curtinhas (competição de filmes para crianças e espaço infantil para realização de ateliers). Além disso, será uma vez mais organizado o Mercado da Curta Metragem e a Solar–Galeria de Arte Cinemática irá acolher o trabalho de artistas relacionados com esta edição do Festival.
Esta edição do Festival, ocupará novamente o Teatro Municipal, com ótimas condições para a exibição de filmes, conforto de espetadores, entre outras vantagens.
O Curtas Vila do Conde acostuma ter filmes e autores espanhóis no programa –8 filmes em 2014, 4 filmes em 2013 (um dos quais vencedor do prémio de melhor documentário), 5 filmes em 2012, só para citar as últimas edições do Festival–, nomeadamente em competição.
Nesta edição do Festival, o cinema espanhol estará representado por três produções: as curtas-metragens Little Block of Cement With Dishevelled Hair Containing The Sea do realizador Jorge López Navarrete, selecionada para a secção No Short Matters!, Diámbulo de Javier García Martínez selecionada para a Competição Internacional e em estreia mundial, o novo documentário do realizador de Lois Patiño, uma encomenda no âmbito do programa Campus, desenvolvido pela Curtas Metragens CRL, responsável pela organização do festival.