Congresso Internacional ‘Manuscritos Medievais em Movimento’

Congresso Internacional ‘Manuscritos Medievais em Movimento’

Jornadas Internacionais sobre a circulação de obras, imagens, modelos e idéias na Península Ibérica durante a Idade Média

O Congresso Internacional ‘Manuscritos Medievais em Movimento – A circulação de obras, imagens, modelos e idéias na Península Ibérica durante a Idade Média’ é a segunda edição da iniciativa Medieval Europe in Motion, celebrada pela primeira vez em Lisboa em 2013, e organizada pelo Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa.

A fim de criar sinergias acadêmicas e científicas internacionais, esta segunda edição resulta de uma colaboração entre o Instituto de Estudos Medievais da UNL, o Grupo de Investigação Tardogótico da Universidade de Cantabria e do Instituto de Estudos Medievais da Universidade de León.

Tal como na primeira edição, o principal objetivo científico desta iniciativa é analisar o fenómeno do movimento e mobilidade das pessoas, formas e idéias durante a Idade Média. Desta vez, porém, as obras em estudo serão os manuscritos iluminados. Neste sentido, pretende-se realizar para uma revisão crítica e construtiva do estado da investigação sobre a iluminação do livro na Península Ibérica durante a Idade Média, assim como propor novas questões e abordagens. Concretamente, serão abordados os seguintes tópicos:

  1. O fenómeno da mobilidade nos tempos medievais.
  2. Clientes e promotores, quer individuais quer institucionais.
  3. Os autores.
  4. Modelos.
  5. A performance da imagem.
  6. Aquisição de manuscrito.

Inscrição: até fevereiro de 2015

  • Património cultural
  • Lisboa
  • qua, 4 de março —
    sex, 6 de março 2015

Foro

Mapa

IEM – Instituto de Estudos Medievais Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Avenida de Berna, 26-C. 1069-061 Lisboa

Entradas

Mais informações

Medieval Europe in Motion

Créditos

Organizado pela Universidade Nova de Lisboa, Tardogótico, a Universidade de León e a Universidade de Cantabria

Ferramentas