Cervantes e Portugal: História, Arte e Literatura
O congresso internacional tem por objetivo lançar uma nova luz sobre a presença e influência de Cervantes em Portugal.
Nos dias 28 e 29 de novembro terá lugar na Biblioteca Nacional de Portugal o Congresso Internacional por ocasião da celebração do IV Centenário da morte de Miguel de Cervantes (1616-2016). A coordenação desta actividade está a cargo do Diretor do Instituto Cervantes de Lisboa, Javier Rioyo, do Prof. Dr. José Manuel Lucía Megías, Prof. Catedrático na Universidad Complutense de Madrid, e do Dr. Aurelio Vargas Díaz-Toledo, Investigador Auxiliar na Universidade do Porto, e o Congresso conta ainda com a participação de alguns dos maiores especialistas da obra cervantina.
Este evento tem por objetivo principal lançar uma nova luz sobre a presença e influência de Cervantes em Portugal, nomeadamente durante os séculos XVI-XVII. Serão apresentados temas como a situação política de Portugal entre 1578-1583, a presença do Filipe II e do duque de Alba, as Cortes de Tomar, a Inquisição Portuguesa, o ambiente cultural da época, Lisboa e o seu design urbano nos finais do século XVI, bem como os aspectos biográficos de Cervantes na sua relação com Portugal e com os portugueses. Serão igualmente abordados os episódios menos conhecidos da vida de Cervantes, como foi o da sua passagem por Portugal, bem como a reavaliação da sua importância nas letras portuguesas dos séculos XVII e XVIII.
No âmbito do Congresso terão lugar as seguintes exposições:
- 28 de novembro: inauguração da Exposição de Bibliografia Edições bibliográficas de Dom Quixote, na Biblioteca Nacional de Portugal.
- 29 de novembro: inauguração da exposição de Júlio Pomar Ilustrações para Dom Quixote, no Instituto Cervantes ás 18h30, com aparticipação do artista e crítico Alexandre Pomar.