La Trova: Ai mi Dios
O Coro La Trova mostra uma seleção do mais representativo da música religiosa occidental desde a Idade Média à atualidade no âmbito da Mostra Espanha 2019.
Na nossa civilização ocidental, a Igreja já desde as suas origens comprendeu a incrível capacidade da música para amplificar o sentido da oração e mover à piedade: a música religiosa floresceu em mosteiros e catedrais. Nos finais deste período, quando os próprios canónicos não eram suficientes para cobrir as necessidades do repertório religioso, a hierarquia eclesiástica converteu-se em mecenas generoso e exigente, na convicção de que beleza e fé não só não estão em desacordo como devem colaborar para dar glória a Deus.
A partir da instalação definitiva do Humanismo no Renascimento, a música religiosa foi cedendo terreno à profana nas manifestações artísticas da sociedade, ao mesmo tempo que a música vocal o fez com a instrumental, num processo que durou vários séculos. Mas, apesar dos augúrios mais pessimistas sobre a sua sobrevivência, nos nossos dias continua a existir uma produção muito respeitável de música religiosa que com um linguagem actual continua a ter a sua função de mover o espírito.
O programa Ai mi Dios recolhe obras do repertório religioso ocidental desde a Idade Media até à actualidade e completa-se com umas nuances literárias religiosas de autores contemporâneos de língua hispana.
Coro La Trova
Fundado em Madrid, em 1988, La Trova incorpora cantores de diversas nacionalidades, interpretando música renascentista profana e religiosa de vários países europeus, bem como obras de outras épocas, incluindo a contemporânea. O grupo tem atuado em cenários espanhóis e internacionais, com destaque para a Abadia Cisterciense de Santa Maria de la Huerta (Madrid), Ubach-Palenberg (Alemanha) e Landgraaf (Holanda). Em julho de 2019 farão três concertos no âmbito do Cistermúsica, também integrados na programação Mostra Espanha 2019.