Concerto da Orquestra do Conservatório Superior de Música de Badajoz
A Orquestra Sinfónica do CSMB dá um concerto no Antiguo Museu dos Coches de Belém sob a batuta de Juan Pablo Valencia com obras de Mussorgsky, Saint-Saëns, Bizet e Shostakovich.
Programa
- Modest Mussorgsky: Una noche en el monte pelado. Obertura.
- Camille Saint-Saëns: Concierto para violoncello y orquesta nº 1 en la menor, Op 33.
- Georges Bizet: L’Arlésienne. Extractos de las Suites.
- Dmitri Shostakovich: Suite para orquesta de jazz nº 1.
A orquestra sinfónica do conservatório realiza dois encontros anuais com participações dos alunos mais destacados como solistas. O agrupamento oferece concertos na cidade que gozam de grande acolhimento e mostra na região os frutos do minucioso trabalho da orquestra artística educativa de mais alto nível da região da Extremadura. Numerosos diretores, tais como Jordi Francés ou César Álvarez, que gozam de um reconhecido prestígio, foram convidados a dirigir esta orquestra.
Este concerto faz parte de um programa de intercâmbio com a Orquestra Sinfónica Juvenil de Portugal, que já em maio de 2022 ofereceu um concerto no Teatro López de Ayala em Badajoz. Intercâmbios com músicos e orquestras de outros países, como o que ocupa este encontro, aumentam a motivação de alunos e professores e ajudam a desvanecer fronteiras imaginárias, oferecendo a possibilidade de encontrar geminação com agrupamentos similares com os quais intercambiar conhecimentos musicais.
Conservatório Superior de Música de Badajoz
O Conservatório Superior de Música iniciou a sua trajectória a 19 de Janeiro de 1927, há quase 100 anos. O primeiro director foi o músico e musicólogo folclórico Bonifacio Gil, que dá o nome ao centro. A 13 de Fevereiro de 2006, foi oficialmente inaugurado o edifício que actualmente alberga o conservatório, o antigo Banco de España, localizado na Plaza de la Soledad. O Conservatório tem sido, desde a sua fundação, um importante foco de atracção e vida cultural musical no antigo bairro da cidade de Badajoz e actualmente o seu extenso programa de concertos completa a vasta oferta da cidade e da região da Extremadura, sendo convidado a participar em vários ciclos em outras cidades espanholas e portuguesas.
O observatório tem um grande número de conjuntos de câmara estáveis, tais como a Big Band, o Ensemble de Clarinetes e o Ensemble de Saxofones, que este ano celebra o seu 20º aniversário.
Ver programa completo (PDF).