Companhias espanholas no Museu da Marioneta
O mês de outubro chega ao Museu da Marioneta e traz cinco espetáculos de companhias espanholas.
El Flautista d’Hamelín
- Da companhia Olveira Salcedo.
- 6 de outubro às 16h00.
- 7 de outubro às 11h30.
A história do Flautista de Hamelin, contada em sombras. Um teatro que parece cinema em directo e ao vivo.
O ponto de partida desta peça é a popular lenda medieval alemã, que conta como um flautista, com a música de sua flauta, liberta a cidade de Hamelin de uma praga de ratos e de como, mais tarde, retira também as crianças da cidade, para castigar alguns adultos que se recusaram a cumprir a promessa de recompensá-lo pelo seu trabalho. Uma história que sugere uma sociedade decadente e putrefacta que precisa de uma mudança.
La maleta de Maese Pedro
- Da companhia Teatres de la Llum.
- 13 de outubro às 16h00.
- 14 de outubro às 11h30.
O Teatres de la Llum recria, com a sua linguagem de luzes e sombras, o Retábulo do Mestre Pedro, um dos episódios mais singulares da obra D. Quixote de la Mancha: um conto dentro de um conto. Passando um dia por uma hospedaria, D. Quixote é surpreendido por um espectáculo de marionetas de Mestre Pedro. Fica de tal modo arrebatado pela vida e magia das figuras do retábulo, que acaba por confundir a ficção com a realidade… Macacos adivinhos, cavaleiros, ferozes guerreiros e a formosa Melisandra – todos participam numa série de aventuras contadas pelo Mestre Pedro, que nos fala sobre sonhos; sonhos que irão cativar o ilustre cavalheiro Dom Quixote e o seu fiel escudeiro, Sancho Pança.
Sombras & Sueños
- Da companhia Teatres de la Llum.
- 19 de outubro às 21h30.
- 20 de outubro às 21h30.
Uma obra de poesia visual, com as obras de Concha Méndez. A força da linguagem de poetisa Concha Méndez une-se à poesia visual do teatro de sombras, para recriar o universo particular de uma das grandes poetisas do século XX
O seu estilo poético é sincero e directo, tocando o intimista, uma obra com uma força e carácter raramente visto à época, menos ainda em mulheres.
Un trocito de Luna
- Da companhia A la Sombrita.
- 25 de outubro às 10h30.
- 26 de outubro às10h30.
- 27 de outubro às 16h00.
- 28 de outubro às 11h30.
Há muito tempo que os animais desejavam saber qual o sabor da Lua: seria doce ou salgada? Só queriam provar um bocadinho; afinal, quem nunca sonhou provar a Lua? Foi precisamente este o desejo dos animais desta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: “Talvez entre todos consigamos alcançá-la”. A meio caminho entre a fábula e a lenda, esta história fala de generosidade, solidariedade e partilha de sonhos. Adaptado do conto de Michael Grejniec A que sabe a Lua?, Un trocito de Luna é um espectáculo de Teatro de Sombras Contemporâneas, dirigido e interpretado por José-Diego Ramírez, desenhos de Juan Pedro Riego e produção executiva de Luz Riego.