Clássicos Contigo 1973-1997
Chega as casas portuguesas a nova edição de Clássicos contigo, neste caso dedicado a filmes entre os anos 1973-1999.
Esta nova edição do Clássicos contigo propõe o retorno a vários títulos essenciais para entender o cinema espanhol a partir da singularidade de um grupo de filmes que marcaram um antes e um depois, não apenas por serem exemplos notáveis do cinema de cada momento, mas por abordar a realidade para pensar sobre ela e servir como um espelho interessante.
El Espíritu de la Colmena
- 3 de julho de 2020.
- De Victor Érice, 1973, 103 min, todos os públicos.
- Apresentação de Carla Simón.
Em uma pequena vila de Castela, no meio da pós-guerra, em meados da década de 1940, Isabel (Isabel Tellería) e Ana (Ana Torrent), duas irmãs de oito e seis anos, respectivamente, assistem ao filme Frankenstein no domingo. Para a menina, a visão do filme causa tanta impressão que ela não para de fazer perguntas à irmã mais velha, que garante que o monstro está vivo e se esconde perto da vila.
Los santos inocentes
- 10 de julho de 2020.
- De Mario Camus, 1984, 107 minutos, +13 anos.
- Apresentação de Rafael Cobos.
Espanha franquista. Durante os anos sessenta, uma família de camponeses vivia miseravelmente em uma fazenda da Extremadura, sob a autoridade de um terratenente. Sua vida é renúncia, sacrifício e obediência. Seu destino é marcado, a menos que algum imprevisto lhes permita romper suas cadeias. Adaptação do romance homônimo de Miguel Delibes.
El sur
- 17 de julho de 2020.
- De Víctor Erice, 1983, 92 minutos, todos os públicos.
- Apresentação de Paula Ortiz.
“La Gaviota” é uma casa grande localizada nos arredores de uma cidade no norte de Espanha. Nela vivem Agustín, médico e adivinho, sua esposa, uma professora que sufriu a represália do franquismo, e sua filha Estrella. A menina, desde a infância, suspeita que o pai esconde um segredo.
La buena estrella
- 24 de julho de 2020.
- De Ricardo Franco, 1997, 102 minutos, +13 anos.
- Apresentação de Aitana Sánchez-Gijón.
Rafael é um talhante estéril que leva uma vida triste e solitária. Um dia, ela ajuda Marina, uma menina caolha matratada pelo marido. Além disso, ele a hospeda na sua casa, mesmo sabendo que ela está grávida. Muito em breve, ambos planejam realizar um sonho que até então parecia impossível: iniciar uma família.
La vaquilla
- 31 de julho de 2020.
- De Luis García Berlanga, 1985, 122 minutos, +12 anos.
- Apresentação de Borja Cobeaga.
Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Na frente, um grupo de soldados dedica-se a escrever cartas ou dormir. Mas a tranquilidade é acaba quando um alta-voz da Zona Nacional anuncia que, por ocasião da Virgem de Agosto, uma tourada será realizada numa cidade vizinha. Cinco combatentes da Zona Republicana decidem roubar a vaca para arruinar a festa ao inimigo e obter a comida de que precisam.
Todos os links serão ativados às 19h00 do dia da projeção e apenas até o domingo a seguir a projeção (48 horas). Todos os filmes estão legendados em português.