'Cister, os Templarios e a Ordem de Cristo'
II Colóquio Internacional sob o título ‘Guerra, Igreja e vida religiosa: Cister e as Ordens Militares na Idade Média’.
A Ordem de Cister esteve na génese de algumas ordens militares medievais, entre elas a Ordem do Templo, e algumas outras adoptaram uma observância e uma espiritualidade de matriz cisterciense. Foi o caso da Ordem de Cristo, fundada por D. Dinis e sucessora e herdeira em Portugal da Ordem do Templo. Ambas as ordens tiveram um papel de grande importância na História de Portugal.
Tomar foi, sucessivamente, a sede da Ordem do Templo e da Ordem de Cristo e ainda hoje conserva os mais importantes legados materiais destas instituições: o Castelo dos Templários, o Convento de Cristo e a Igreja de Santa Maria do Olival.
Em 2011, a Associação Portuguesa de Cister e o Instituto Politécnico de Tomar, em parceria com o Convento de Cristo, organizaram um colóquio internacional dedicado ao estudo da Ordem de Cister e das ordens militares do Templo e de Cristo. Dado o excelente acolhimento que este recebeu por parte da comunidade científica e dos muitos interessados que nele participaram, decidiu-se dar continuidade a este projecto e organizar um novo colóquio dedicado às ordens militares de influência cisterciense.
O presente colóquio será constituído por um conjunto de conferências a cargo de alguns dos maiores especialistas portugueses e estrangeiros.
- Carlos de Ayala Martínez (Universidad Autónoma de Madrid)
- José Albuquerque Carreiras (Instituto Politécnico de Tomar, APOC)
- Eduardo Carrero Santamaría (Universitat Autónoma de Barcelona)
- Isabel Cristina Fernandes (CIDEHUS, Universidade de Évora y GEsOS)
- Luís Filipe Oliveira (Universidade do Algarve)
- Olga Pérez Monzón (Universidad Complutense de Madrid)
- Cristina Pimenta (CEPESE)
- Paula Pinto (Universidade do Porto e CEPESE)
- Franceso Renzi (Università di Bologna)
- Giulia Rossi Vairo (Universidade Nova de Lisboa)
- Josep Maria Sans i Travé (Arxiu Nacional de Catalunya)
- Kristjan Toomaspoeg (Università del Salento)