CineFiesta 2021
O festival de cinema Espanhol “CineFiesta” vai decorrer no âmbito de “Mostra Espanha 2021”.
O CineFiesta, que é parte integrante da Mostra Espanha, decorrerá de 25 a 30 de Novembro, em Lisboa e regressa nesta edição à casa dos festivais, o Cinema São Jorge, estendendo-se também à Cinemateca Portuguesa com uma selecção de quatro filmes – CineFiesta Heritage – restaurados pela Filmoteca Espanhola.
Durante seis dias, da programação farão parte filmes selecionados especialmente para o CineFiesta pelo IndieLisboa, Doclisboa e QueerLisboa, Filmin Portugal e da Spamflix.
Chavalas
- 25 de novembro às 21h00. Comprar bilhetes.
- De Carol Rodríguez, Espanha, 2021, 91 minutos. Ver trailer.
- Versão original em espanhol, legendado em inglês e português.
- Convidadas: Carol Rodríguez (realizadora).
Marta, Desi, Soraya e Bea, amigas inseparáveis na adolescência, voltam a reencontrar-se no bairro para reviver a amizade que as uniu, partilhar novas aventuras juntas e enfrentar os dilemas que as rodeiam. Uma realidade que as obrigará a encararem as adolescentes que foram e as mulheres que querem ser. Quase sem se aperceberem disso, ajudar-se-ão umas às outras a tomar decisões importantes nas suas vidas. A passagem do tempo e o quão diferentes são não será desculpa para que, acima de tudo, a sua amizade prevaleça.
La primera mujer
- 26 de novembro às 18h30. Comprar bilhetes.
- De Miguel Eek, Espanha, 2020, 77 minutos. Ver trailer.
- Versão original em espanhol e catalão, legendado em inglês e português.
- Apresentado por Doclisboa. Convidado: Miguel Eek (realizador).
Eva tem alta depois de estar seis anos internada num hospital psiquiátrico. É o primeiro passo para a vida normal que deseja, mas o que significa ser «normal»? Enquanto espera conseguir uma vaga no programa de habitação social, faz um balanço de um passado de excessos e tenta recuperar a confiança em si própria e no mundo exterior. Quando por fim encontram uma casa para ela, as suas aspirações começam a tornar-se realidade: ter trabalho e salário próprio, recuperar a relação com a mãe… até encontrar o amor. Mas, acima de tudo, Eva tem um sonho: reencontrar-se com o filho e pedir-lhe perdão, após quinze anos de silêncio.
Karen
- 26 de novembro às 21h30. Comprar bilhetes.
- De María Pérez Sanz, Espanha, 2020, 65 minutos. Ver trailer.
- Versão original em espanhol, legendado em inglês e português.
- Convidadas: María Pérez Sanz (realizadora) e Christina Rosenvinge (protagonista e compositora BSO).
Christina Rosenvinge, importante figura da música pop de autor, é aqui Karen Blixen, mulher livre e aventureira, autora da obra incontornável África Minha. María Pérez Sanz (na sua primeira obra de ficção após Malpartida Fluxus Village) constrói um retrato íntimo, elegante e delicado dos últimos tempos de Blixen em África através de vinhetas de luz cristalina acompanhadas pela música da própria Rosenvinge. E, em especial, a particular relação entre Karen e o seu criado somali, Farah Aden: uma amizade à frente do seu tempo, na qual as diferenças que parecem insuperáveis (uma mulher europeia numa posição de poder face a um homem africano) se diluem diante de um entendimento ancestral.
Jesus shows you the Way to the Highway
- 27 de novembro às 17h00. Comprar bilhetes
- De Miguel Llansó, Espanha, 2019, 82 minutos. Ver trailer.
- Versão original em inglês, legendado em espanhol e português.
- Apresentado pela Spamflix. Convidados: Guillermo Llansó, Agustín Mateo (atores).
Os agentes da CIA Palmer e DT Gagano recebem a missão de destruir um perigoso vírus informático chamado «União Soviética». Para entrar dentro do sistema recorrem à realidade virtual, mas a missão acaba por ser uma armadilha; o vírus é muito mais complexo do que imaginavam e tem ligações com as esferas de poder mais obscuras.
The Mystery of the Pink Flamingo
- 27 de novembro às 19h30. Comprar bilhetes.
- De Javier Polo, Espanha, 2020, 80 minutos. Ver trailer.
- Versão original em inglês e espanhol, legendado em espanhol e português.
- Apresentado por Queer Lisboa. Convidados: Javier Polo (realizador), Rigo Pex aka Meneo (protagonista).
Um quadrado engenheiro de som embrenha-se numa insólita investigação para revelar os segredos por trás do ícone kitsch por excelência, o Pink Flamingo. A sua estranha aventura converter-se-á inesperadamente numa viagem criativa em direção à autodescoberta, conhecendo pelo caminho figuras como a sensação da Internet Pink Lady of Hollywood, a guru da música Allee Willis, a banda pop Kero Kero Bonito ou o cineasta de culto John Waters.
Destello Bravío
- 27 de novembro às 21h00. Comprar bilhetes.
- De Ainhoa Rodríguez, Espanha, 2021, 98 minutos. Ver trailer.
- Versão original em espanhol, legendado em inglês e português.
- Convidada: Ainhoa Rodríguez (realizadora).
As mulheres de uma pequena localidade rural, suspensa no tempo e fustigada pelo despovoamento, vivem entre a apatia do seu dia a dia onde não acontece nada de especial e um profundo desejo de experiências libertadoras que façam com que se reencontrem o lugar onde foram felizes ou sonharam sê-lo.
Turuleca – A grande aventura
- 28 de novembro às 11h00. Comprar bilhetes.
- De Víctor Mingote & Eduardo Gondell, Espanha / Argentina, 2019, 90 minutos. Ver trailer.
- Dobrada em português. Apresentado pela CineMundo em sessão especial infantil.
ATuruleca é uma galinha singular. O seu peculiar aspeto e a sua incapacidade para pôr ovos são alvo de troça do resto do galinheiro, até que um dia, Isabel, uma ex-professora de música, a leva para a sua quinta. Ali, feliz e em harmonia, a galinha descobre o seu grande talento oculto: «Turu» não só consegue falar, mas também canta como nunca se ouviu uma galinha cantar! O talento musical da nossa amiga levá-la-á a converter-se na grande estrela do fascinante Circo Daedalus. Contudo, a sua viagem não será nada fácil. O circo está ameaçado pelo malvado Armando Tramas, que deseja apropriar-se da fantástica Turuleca.
La Última Primavera
- 28 de novembro às 17h00. Comprar bilhetes.
- De Isabel Lambertí, Países Baixos / Espanha, 2020, 77 minutos. Ver trailer.
- Versão original em espanhol, legendado em inglês e português. Apresentado pelo IndieLisboa.
A família Gabarre-Mendoza festeja o aniversário do neto quando uma rusga policial interrompe a festa. Na Cañada Real, um bairro da lata dos subúrbios de Madrid, estala a tensão entre as autoridades e os moradores, já que os terrenos foram vendidos e as famílias são obrigadas a abandonar as casas que elas próprias construíram. Com a vida na corda bamba, os membros da família batalham pela sobrevivência, cada um à sua maneira.
El Vientre del Mar
- 28 de novembro às 20h30. Comprar bilhetes.
- De Agustí Villaronga, 2021, 78 minutos. Ver trailer.
- Versão original em catalão, legendado em espanhol e português.
Junho de 1816. A fragata francesa Alliance encalha em frente à costa do Senegal. Sem botes de salvação suficientes para todos, constroem uma jangada para rebocar os 147 homens para terra firme. Mas o pânico e a confusão apoderam-se do contingente e cortam a corda de reboque, abandonando a jangada à sua sorte. A fome, a loucura e uma luta encarniçada imperam na jangada à deriva. Savigny, um oficial médico implacável e Thomas, um marujo rebelde, enfrentam-se mostrando uma atitude diferente face à sobrevivência. Um horror que durou dias a fio. Um cenário onde se exibiram a maior das crueldades e a mais doce das piedades.