CineFiesta 2014
Terceira edição da mostra de cinema espanhol em Portugal. Apresentação de alguns dos filmes espanhóis mais relevantes do momento.
Já está aqui CineFiesta! a melhor mostra de cinema espanhol em Portugal chega mais um ano para dar a conhecer ao público português alguns dos melhores filmes espanhóis do momento, através de um programa que espelhe a sua riqueza e diversidade. Como tal, a programação desta mostra é composta pelas mais recentes obras de ficção, filmes históricos, documentários e cinema de animação, permitindo ainda um encontro com realizadores e artistas, que connosco vêm participar na celebração do cinema espanhol, reforçando assim as relações culturais entre os nossos países.
Na presente edição de 2014, o CineFiesta, realiza-se nas cidades de Lisboa e Porto, entre os dias 4 e 9 de dezembro. Em Lisboa, de 4 a 6 de dezembro, o CineFiesta irá apresentar no Cinema São Jorge os mais recentes e bem-sucedidos filmes espanhóis, El Niño, de Daniel Monzón; Musarañas, de Juanfer Andrés e Esteban Roel, com produção de Alex de La Iglesia; La Isla Mínima, de Alberto Rodríguez; e o candidato espanhol aos Óscars Vivir Es Fácil Con Los Ojos Cerrados, de David Trueba. Dirigido ao público mais familiar, será exibido o filme de animação Mamá, Soy Un Zombie, de Beñat Beitia e Ricardo Ramón. Todos estes filmes estrearam em Espanha durante o ano de 2014, com exceção de Musarañas, cuja estreia espanhola está marcada para o dia 25 de dezembro.
Para além das representações do Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema vai receber Dos Memorias, um documentário do conhecido guionista e ex-ministro da cultura Jorge Semprún sobre a Guerra Civil Espanhola, e Campanadas a Media Noche, de Orson Welles, um filme realizado em 1965, produzido e rodado em Espanha. Pela primeira vez haverá Cinema em Concerto, um momento em que o músico Jordi Sabatés acompanhará ao piano algumas obras de Segundo de Chomón, um dos pioneiros da arte cinematográfica em Espanha.
Programação
Cinema São Jorge
- o Dia 4 às 21h30: El Niño (2014), de Daniel Monzón
- o Dia 5 às 19h30: Vivir Es Fácil Con Los Ojos Cerrados (2013), de David Trueba
- o Dia 5 às 21h45: Musarañas (2014), Juanfer Andrés e Esteban Roel
- o Dia 6 às 17h00: Mamá, Soy un Zombi (Dixie y la Rebelión Zombie, 2014), Beñat Beitia e Ricardo Ramón
- o Dia 6 às 21h30: La Isla Mínima (2014), de Alberto Rodríguez
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
- o Dia 4 às 21h30: Dos memorias (1974), de Jorge Semprún (Documentário)
- o Dia 5 às 21h30: Campanadas a medianoche (1965), de Orson Welles
- o Dia 6 às 21h30: Cinema em Concerto, Jordi Sabatés recria Segundo de Chomón