Cine Fiesta 2019
A Mostra de Cinema Espanhol consolida-se como um evento de referência da sétima arte espanhola em Portugal.
Cine Fiesta apresenta-se como uma ocasião única para dar a conhecer e mostrar ao público portugués a riqueza e a diversidade do cinema espanhol. Esta Mostra, organizada pelo ICAA (Instituto de la Cinematografía y de las Artes audiovisuales) com a colaboração de CineMundo, e no âmbito da Mostra Espanha, tem-se realizado desde o ano de 2012 e nas seguinte edições foram apresentados os filmes mais destacados do cinema espanhol atual. A partir de uma cuidada seleção de cinema feito/realizado em Espanha, Cine Fiesta pretende ser uma montra para a promoção e a difusão do cinema espanhol em Portugal.
É Só Querer (Lo Dejo Cuando Quiera)
- Sexta-feira, 25 de outubro às 21h30.
- De Carlos Therón, Espanha, 2019, 98 minutos. Ver trailer.
Amigos desde a faculdade e bem preparados, Pedro, Arturo e Eligio são três professores universitários que ficaram desempregados pela crise e sobrevivem com dificuldade. Acidentalmente, encontram a solução para seus problemas no projeto de pesquisa em que Pedro trabalha há anos: um complexo vitamínico que oferece, para sua surpresa, uma apoteose alta e, além disso, sem efeitos colaterais. Vender as pílulas imediatamente tiraria-os da crise, mas estar totalmente envolvidos no mundo perigoso da noite é algo muito grande para o qual esses três nerds certamente não estão prontos.
Bikes
- Sábado, 26 de outubro às 17h30.
- de Manuel J. García, Espanha, 2018, 91 minutos. Ver trailer.
Bem-vindo a Spokesville, um ótimo lugar para morar, trabalhar e divertir-se, localizado entre florestas e rios e completamente habitado por bicicletas. Nele, você encontrará o Speedy, uma bicicleta de montanha rápida, corajosa e adorável, cuja história constitui o núcleo narrativo de Bikes. Seus melhores amigos são Piñón, uma bicicleta urbana, Gassy, uma bela bomba de ar que administra a oficina da cidade, e Montana, uma bicicleta ousada e inteligente, sem medo de dizer o que pensa.
A vida é idílica em Spokesville, até que um dia um artefato que não se ouvia falar, o motor de explosão de gasolina, chega à cidade. O que se segue é uma aventura emocionante e divertida, na qual Speedy se tornará o líder natural de um movimento em defesa do meio ambiente. Para fazer isso, ele terá que combater o motor a gasolina e seus indutores, os banqueiros Romulus e Remus, os proprietários do banco de Spokesville e seu protegido e campeão local, Rock Bikerson.
El Viaje de Marta (Staff Only)
- Sábado, 26 de outubro às 19h30. Com a presença de Sergi López.
- de Neus Ballús, Espanha, 2019, 83 minutos. Ver trailer.
Marta, 17 anos, passa as férias no Senegal com o pai e o irmão mais novo e lá se esforça para conhecer pessoas da idade dela. Um dia, Marta abre uma porta que dá acesso a uma área reservada aos funcionários do hotel e descobre um mundo totalmente desconhecido para ela.
Litus
- Sábado, 26 de outubro às 21h30.
- De Dani de la Orden, Espanha, 2019, 85 minutos. Ver trailer.
Toni reúne seus amigos novamente depois de um tempo sem se ver. Após a morte de Litus, eles podem finalmente desfrutar de algum tempo juntos. No entanto, Toni tem notícias inesperadas: Litus deixou uma carta de despedida para cada um deles. O que deveria ser uma reunião para falar sobre Litus se torna uma ocasião para descobrir os segredos mais íntimos e todas as emoções escondidas ao longo dos anos.
Buñuel en el Laberinto de las Tortugas
- Domingo, 27 de outubro às 19h30.
- De Salvador Simó, Espanha, 2019, 89 minutos. Ver trailer.
Paris, 1930. O filme A Era de Ouro causa um escândalo e seu autor, Luis Buñuel, que pensava que ele estava destinado a ser a estrela do surrealismo, fica sem apoio. Nesse contexto, alguém oferece um projeto de documentário sobre um dos lugares mais pobres da Espanha, Las Hurdes, mas Buñuel não tem dinheiro para realizá-lo. Seu amigo, o escultor Ramón Acín, compra um bilhete de loteria enquanto brinca e promete ao Luis o financiamento do documentário caso ele ganhe. Ganha o prémio e Ramón mantém sua promessa.
Durante as filmagens, a dureza de Las Hurdes e a extrema miséria de seu povo afetam profundamente Buñuel. Realidade, sonhos, lembranças da sua infância e Salvador Dalí se misturam na sua mente, pondo em risco não apenas a produção, mas também sua amizade com Ramón. De lá emergirá o Buñuel do futuro.
Mas o que é que ele perde ao longo do caminho? Quanto lhe custa esta etapa?
Enquanto A Guerra Durar (Mientras Dure La Guerra)
- Domingo, 27 de outubro às 21h30. Com a presença de Karra Elejalde.
- De Alejandro Amenábar, Espanha, 2019, 103 minutos. Ver trailer.
Espanha Verão de 1936. O famoso escritor Miguel de Unamuno decide apoiar publicamente a rebelião militar que promete trazer ordem à situação conturbada do país. Ele é imediatamente demitido pelo governo republicano como reitor da Universidade de Salamanca. Enquanto isso, o general Franco consegue adicionar suas tropas ao frente rebelde e inicia uma campanha bem-sucedida com a esperança secreta de assumir o único comando da guerra. A sangrenta deriva do conflito e a prisão de alguns dos seus colegas fazem com que Unamuno comece a questionar sua posição inicial e a sopesar seus princípios. Quando Franco muda sua sede para Salamanca e é nomeado Chefe de Estado da zona nacional, Unamuno irá ao seu Palácio, determinado a fazer um pedido de clemência.
Els Dies que Vindran
- Segunda-feira, 28 de outubro às 19h30.
- de Carlos Marqués-Marcet, Espanha, 2019, 110 minutos. Ver trailer.
Vir e Lluís namoram apenas há um ano até descobrirem que ela está grávida. Durante nove meses, o filme acompanha a aventura deste jovem casal de Barcelona, a enorme reviravolta que sua vida dará, seus medos, alegrias, expectativas e realidades que, durante a gravidez, crescem diante deles.
Ana de Día
- Segunda-feira, 28 de outubro às 21h30. Com a presença de Andrea Jaurrieta.
- De Andrea Jaurrieta, Espanha, 2018, 105 minutos. Ver trailer.
Ana descobre um dia que um duplo idêntico a ela tomou seu lugar. Educada de acordo com as regras de uma família normal, a dupla de Ana assume todas as suas responsabilidades e deveres e deixa a menina viver a vida anônima que ela sempre desejou. Ana encontra liberdade e felicidade dessa maneira, mas há um debate entre lutar por sua identidade perdida ou continuar com essa identidade que é estranha a tudo o que sua vida anterior deveria ser.