Cairo de Anna Borrás e Jorge Crecis
Artistas espanhóis na 24º Quinzena de Dança de Almada.
Criado em 1992, o festival Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival é hoje um espaço para a apresentação e promoção da Dança, oferecendo ao público um conjunto de eventos bem representativos da Dança Contemporânea nacional e internacional.
Além dos espetáculos, o Festival oferece outras atividades relacionadas com a dança, como workshops, exposições, encontros, vídeodança, etc. em espaços formais ou informais, abrindo assim a possibilidade de diálogo com a arquitetura urbana. Incluída no Festival, a Plataforma Coreográfica Internacional abriu o evento à participação de companhias e criadores independentes de Dança Contemporânea de todo o mundo, tornando-se num importante ponto de encontro para coreógrafos e bailarinos.
Com um espírito sempre aberto a novos desafios, o Festival inaugura desde 2013 uma política de divulgação dos profissionais da dança, através da homenagem a artistas que marcaram a história recente da dança em Portugal. No que respeita as restantes atividades do Festival, elas são marcadas por várias iniciativas, com o fim de divulgar a prática da dança junto de diversos públicos, desde os mais jovens até à população sénior.
O espetáculo Cairo, de Anna Borrás e Jorge Crecis, faz parte da Plataforma Coreográfica Internacional – Programa I:
- Charon, de Julia Maria Koch, Alemanha.
- Cairo, de Anna Borrás e Jorge Crecis, Espanha.
- The Cold that Creeps in with a Thousand Cuts, de Jereh Leung, Singapura.
- !ESCUTA!, de Filipe Moreira, Portugal.
- Armed, de Dana Ruttenberg Dance Group, Israel.