Ballet Flamenco de Madrid apresenta 'Flamenco Feeling'
A poesia de José Marti é o fio condutor deste espetáculo em que a dança é acompanhada pela música ao vivo, que transporta o público para os palcos flamencos
Encabeçado por uma das melhores coreógrafas de Espanha, Sara Lezana, este espetáculo tem como elemento fulcral a poesia de José Marti, suportado pela interpretação ao vivo de quatro músicos e seis bailarinos que procuram transportar para o público o rasgo e força da arte flamenca.
“Fazemos flamenco ortodoxo, tudo é pura escola espanhola, sem introduzir nenhum elemento de dança contemporânea”, explica Sara Lezana. “É um espetáculo onde a poesia, a dança e o canto nos levam numa viagem pela geografia do flamenco, fazendo um percurso pelo diferentes estilos e recuperando a riqueza de uma cultura popular tão nossa e ao mesmo tempo tão universal. Pode ser também um grito rebelde e de liberdade que encerra toda a magia do flamenco”, explica a artista que se tornou inesquecível pelo seu papel no filme Los Tarantos (1963) em conjunto com Antonio Gades e Carmen Amaya, nomeado para o Óscar de melhor filme estrangeiro.
O Ballet Flamenco de Madrid nasce em 2001 como companhia independente de Teatro, transformando-se em associação cultural sem fins lucrativos em novembro de 2009. Caracteriza-se pelo intenso trabalho na recuperação e na atualização da escola de dança espanhola, a dança bolera e o flamenco. Este esforço por manter o ortodoxo no conceito da dança espanhola viu-se materializado nos diferentes espetáculos e obras produzidas e realizadas pelo Ballet Flamenco de Madrid entre as quais se podem destacar El Amor Brujo, Antologia de la Danza Española y Flamenco, España Baila Flamenco e Carmina Burana.