BADASOM 2016

BADASOM 2016

Festival de Baile Flamenco e Fado em Badajoz, Espanha.

A programação da nona edição do Festival BADASOM reúne no palco do Auditório Ricardo Carapeto três companhias internacionais de Baile Flamenco e três grandes Fadistas que triunfam atualmente no mundo inteiro com diferentes estilos e maneiras de abordar a dança e o fado, e que têm importantes aspetos em comum: juventude, vanguarda, paixão, trabalho, experiência e reconhecimento mundial das suas propostas artísticas.

Três companhias internacionais de baile flamenco, três maneiras diferentes de abordar e mostrar a vanguarda da dança e do baile flamenco desde a sua raiz: o Ballet Flamenco de Andalucía; o bailaor Farruquito com a cantaora La Marelu, de Badajoz, e o guitarrista Paco Cepero; e a companhia flamenca de Eva Yerbabuena. Três propostas que mostram as diferentes formas como os criadores mais vanguardistas e revolucionários do baile flamenco abordam a criação artística e cultural da dança em Espanha.

Carminho, António Zambujo e Ricardo Ribeiro, três jovens fadistas consagrados, que sentem o fado com a mesma paixão, e o renovam interpretando-o com diferentes estilos e matizes. Estes e outros jovens emergentes garantem atualmente a continuidade e a evolução do Fado e das suas distintas formas.

O BADASOM celebra-se anualmente desde 2008 durante a primeira quinzena de julho no Auditório Ricardo Carapeto de Badajoz, Capital Transfronteiriça da Extremadura e do Alentejo e que, numa nova iniciativa transfronteiriça municipal, se vai transformar dentro de poucos anos, juntamente com Elvas, numa das primeiras Eurocidades da Europa. O festival é atualmente, depois de oito edições, uma referência a nível europeu na promoção e difusão da cultura portuguesa e espanhola através da música e da palavra.

  • Artes cénicas
  • Badajoz (Espanha)
  • qui, 7 de julho —
    sáb, 9 de julho 2016

Foro

Mapa

Auditorio Ricardo Carapeto, Parque Castelar, s/n, Badajoz, Espanha
924-013-140

Entradas

Mais informações

BADASOM 2016

Créditos

Organizado pelo Consórcio López de Ayala, com a produção técnica e artística da Gestión Ibérica de Eventos. Promovido pela Secretaria Geral de Cultura da Junta da Extremadura e com a colaboração do Ayuntamiento de Badajoz.

Ferramentas