Arquiteturas Film Festival 2018
A 6ª Edição do Arquiteturas consolida-se como a melhor mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre a temática da Arquitetura em Portugal.
O Arquiteturas volta, a partir deste ano, em Junho e com a ficção como novidade. Learning From Fiction é o tema da sexta edição do único festival internacional de cinema em Portugal dedicado às história dos lugares onde vivemos e das pessoas que neles habitam.
Arquitetura é sempre criar ficção. Mas o que é que acontece quando a ficção entra em conflito com a realidade? Não só o cinema mas também a arquitetura tem um linha ténue que separa a ficção da “realidade”. Será que a criatividade sofre se a arquitetura escolhe ser mais sensível a aspectos sociais? Isso é relevante? Os filmes selecionados têm por objectivo contribuir e gerar alguma reflexão sobre estas questões. Em última instância, a arquitetura, ao criar ficção define a nossa realidade. É uma competência poderosa que deve ser usada com peso e medida.
Filmes espanhóis
Do More With Less
- 8 de Junho às 20h. No Fórum Lisboa.
- De Kate Kliwadenko, Mario Novas, Equador, Espanha, 2017, 87 minutos.
- Parte da sessão conjunta com o curta-metragem Como semear una colmeia?
Em 2030, prevê-se que dois biliões de pessoas vivam em bairros de lata. Sendo a sua primeira longa-metragem, os realizadores mostram a arquitetura contemporânea do Equador como exemplo de uma arquitetura alternativa que considera aspetos sociais, que procura inovação usando recursos locais e que, em última instância, quer mudar a forma como a prática da arquitetura interage com a sociedade.
The Eternal Virgin
- 9 de Junho às 16h. No Fórum Lisboa.
- De Jorge Suárez-Quiñones Rivas, Espanha, 2017, 15 minutos.
O entendimento do tempo-espaço doméstico, cíclico, no cinema de Ozu Yasjirō, toma forma em Hara Setsuko, The Eternal Virgin, mulher-atriz-personagem-mito sempre enquadrada sozinha, cúmplice de um ataque contra a compreensão clássica de um raccord.