Arquitecturas pintadas: figuração pós-conceptual espanhola
Esta exposição mostra um novo movimento centrado no pós-conceptualismo desenvolvido pelo artistas espanhóis convidado, un trabalho comissariado por Juan Cuéllar e Roberto Mollá apresentado no âmbito da Mostra Espanha 2019.
A Fundação Eugénio de Almeida suspende, a partir do dia 14 de março, o funcionamento dos equipamentos de visita e fruição pública.
A mostra propõe uma aproximação ao importante papel que a imagem arquitectónica desempenha na obra dos pintores que renovaram o conceito da figuração nestas últimas três décadas.
A exposição apresenta obras de Ángel Mateo Charris, Marcelo Fuentes, Dis Berlim, Damián Flores, Carlos García Alix, Paco de la Torre, Teresa Tomás, Joël Mestre, Roberto Moññá, Jorge Tarazona, Fernando Martín Godoy, Elena Goñi, Juan Cuéllar, Guillermo Peñalver Fernández, Nelo Vinuesa, Gonzalo Elvira e Chema Peralta.
Precisamente foi um deles, Paco de la Torre que introduziu a expressão “figuração pós-conceptual espanhola” para definir o movimento pictórico que engloba a obra destes dezassete artistas.
A exposição estará acompanhada por uma conferência e um encontro com artistas portugueses a cargo dos comissários Juan Cuellar e Roberto Mollá.