ARCOLisboa 2020 – edição online

ARCOLisboa 2020 – edição online

A Feira Internacional de Arte Contemporânea, ARCOLisboa, chega este ano em formato digital.

A ARCOlisboa, a jovem feira internacional de arte contemporânea, decidiu adaptar a sua edição deste ano a uma versão de feira online com a duração de quatro semanas, tentando recriar o espírito deste importante projeto, que desde 2016 anima a cena artística portuguesa mobilizando cada vez mais público e interesse internacional.

A ARCOlisboa online edition vai estar disponível de 20 de maio a 14 de junho, através do site arcolisboa.com em parceria com a plataforma artsy.net, apresentando e comercializando obras das galerias selecionadas pelo Comité Organizador da feira e pelos comissários das secções Opening e África em Foco.

A esta vertente, juntam-se como já é habito –ainda que em formato digital– outras ações, como um programa de conversas entre profissionais do meio, que promete ligar a cena artística portuguesa a uma audiência nacional e internacional.

Programa Geral de galerias

O Programa Geral de galerias conta com a participação de referências portuguesas como a Cristina Guerra Contemporary Art, Filomena Soares, Pedro Cera e Vera Cortês, para além de galerias emergentes como a Balcony, Bruno Múrias, Madragoa ou Nuno Centeno. Entre as participantes espanholas destacam-se a Elba Benítez, Elvira González, Heinrich Ehrhardt, Helga de Alvear ou Juana de Aizpuru, e entre as internacionais a Balice Hertling (Paris), Georg Kargl (Viena), Greengrassi (Londres), Marcelo Guarnieri (São Paulo) ou Sokyo (Quioto).

Opening

A secção Opening, organizada pela primeira vez pela instituição independente Kunsthalle Lissabon, é composta por uma seleção de galerias estreantes na feira, e tal como na edição de 2019, a curadora Paula Nascimento será responsável pela seleção das galerias do programa África em Foco.

Fórum da ARCOlisboa

O Fórum da ARCOlisboa, acessível através do site arcolisboa.com, contará com uma média de três conversas semanais transmitidas em direto. Estas incluem a participação de artistas como Nadia Belerique ou Diana Policarpo em conversas dirigidas pelos comissários João Mourão e Luís Silva /Kunsthalle Lissabon, Paula Nascimento e Filipa Oliveira.

Os curadores João Ribas e Miguel Mesquita vão por sua vez analisar as instituições portuguesas e a realidade da arte contemporânea em Portugal, e o curador brasileiro Tiago de Abreu Pinto dará uma nova perspetiva ao já conhecido diálogo com colecionadores portugueses, que conta com a participação de, entre outros, os colecionadores de arte Armando Cabral e António Cachola.

Este programa contará ainda com a colaboração da Vereadora da Cultura da CML, Catarina Vaz Pinto e de Tobi Maier, Diretor das Galerias Municipais da Egeac e será completado com conversas sobre publicações de arte contemporânea dirigidas pela Arts Libris.

  • Artes visuais
  • Online
  • qua, 20 de maio —
    dom, 14 de junho 2020

Entradas

Mais informações

ARCO Lisboa

Créditos

Organizado por IFEMA em colaboração com EGEAC

Ferramentas