ALLEO + ANÖA na Quinzena de Dança de Almada 2024
Os espetáculos de dança “ALLEO” do Colectivo Glovo e “ANÖA” da Companhia Elvi Balboa participam na Quinzena de Dança de Almada 2024.
ALLEO – Colectivo Glovo
- Criação e Interpretação: Esther Latorre e Hugo Pereira.
- Música: Collage.
- Vídeo: Dani Rodríguez.
- Figurinos: Jandro Villa.
Alleo (desconhecido) baseia-se na ideia da torre de vigia. Essa torre, em sua posição “privilegiada”, desempenha o papel de vigilante. Tudo começa lá em cima, onde podemos observar o que acontece e registrar a estranheza do campo e do mar. Da minha posição, a verdade é clara; a torre é quente e laranja. Os raios de sol se derretem nas fissuras e se quebram em pedras redondas. Essa solidão ardente queima e destrói o privilégio da visão, deixando-nos abandonados diante da imensidão eterna.
ANÖA – Compañia Elvi Balboa
- Direção: Elvi Balboa.
- Coreografia: Elvi Balboa em colaboração com os intérpretes.
- Interpretação: Berta Pascual, Joan Aguilà, Joel Pradasç, Marina Capel.
- Música: Mourae.
- Iluminação: Andrés Galián.
- Figurinos: Elvi Balboa.
Anöa apresenta-se como um ritual que revela a máscara e a vulnerabilidade de cinco corpos em movimento, que buscam atingir o clímax. É uma experiência emocional e sensorial, onde os intérpretes tentam escapar de um mundo opressivo e ultra-tecnificado, em busca de harmonia e libertação. Essa pesquisa de movimento é concebida como um ato de insistência e resistência, acumulando energia sensual, movimento e voz para alcançar uma libertação catártica.