Alejandro Marías & Jordan Fumadó em concerto

Alejandro Marías & Jordan Fumadó em concerto

Alejandro Marías e Jordán Fumadó interpretarão uma seleção de música renascentista e barroca dos compositores Johann Sebastian Bach, Diego Ortiz, Domenico Scarlatti, Juan Bautista Pla e Antoine Forqueray na capela do Palácio de Palhavã.

Programa

  • Johann Sebastian Bach: Sonata en sol mayor, BWV 1027
  • Diego Ortiz: Recercadas sobre La Spagna
  • Domenico Scarlatti: Sonata para clave en fa mayor, K. 6
  • Juan Bautista Pla: Sonata para viola da gamba en si bemol mayor
  • Johann Sebastian Bach: Sonata en sol menor, BWV 1029
  • Antoine Forqueray: La Portugaise e Chaconne. La Morangis ou La Plissa

Alejandro Marías

Alejandro Marías iniciou os seus estudos com Enrique Correa e Maria de Macedo e obteve os diplomas superiores de violoncelo e viola da gamba no Real Conservatório de Música de Madrid. Mudou-se para França para se especializar na interpretação historicista dos repertórios clássico e romântico e, mais tarde, para a Suíça, onde estudou, na Haute École de Musique de Genève, os Mestrados de Concerto em Violoncelo Barroco e Viola da gamba, com Bruno Cocset e Guido Ballet.

Apresentou-se em mais de vinte países com agrupamentos como a Orquestra Barroca de Helsínquia, les Musiciens du Louvre e a Orquestra RTVE, e com maestros como Philippe Herreweghe, Bruno Weil e Enrico Onofri. Como solista, as suas interpretações dos solos de viola da gamba das Paixões de Bach foram particularmente aclamadas. Gravou vários álbuns, quer como solista, quer com o ensemble la Spagna. Destaca-se a sua última gravação com Jordan Fumadó: J.S. Bach: 3+1 Sonatas para viola da gamba.

Alejandro Marías toca um basse de viole construído por Charles Riché a partir de um original de Michel Colichon e duas violas renascentistas construídas por Sergio Gistri e Magdalena Magdalena Huéscar a partir de um modelo de Gasparo Da Salò.

Jordan Fumadó

Jordan Fumadó iniciou os seus estudos no Conservatório de Terrassa (Barcelona) com o professor Jordi Reguant. Em 1997, com uma bolsa da Generalitat de Catalunya, mudou-se para a Holanda para continuar os seus estudos de cravo no Conservatório Real de Den Haag com o professor Jacques Ogg, onde se licenciou em 2001. Posteriormente, com uma bolsa de estudos da StadtBasel, prosseguiu os seus estudos de cravo com Andrea Marcon, de baixo contínuo com Jesper Christensen e de improvisação com Emmanuel le Divellec e Rudolf Lutz na Schola Cantorum Basiliensis de Basileia.

Foi cravista convidado da Orquesta Nacional de España e de muitas outras, como a European Junior Orchestra, e é membro de vários agrupamentos de música antiga. Foi dirigido por Jordi Savall, Elizabeth Wallfich e Jesús López Cobos. Gravou vários álbuns com a Spagna e outras orquestras, como a Verba Chordis de Praga ou a Royal Chamber Opera Company.

  • Música
  • Lisboa
  • sex, 29 de novembro 2024
  • 19:00

Foro

Mapa

Palau de Palhavá, Av. António Augusto de Aguiar 39, Lisboa

Entradas

Somente por convite

Créditos

Organizado pelo Departamento de Cultura da Embaixada de Espanha em Lisboa.

Ferramentas