A Vida Secreta. Uma ópera de bolso em Alcobaça
“A Vida Secreta”, uma co-produção entre o Festival de Ópera e Temporada Darcos, será representada no Cine-teatro de Alcobaça no âmbito da “Mostra Espanha 2021”.
A Vida Secreta
- Co-produção do Festival de Ópera e Temporada Darcos.
- Música e direção musical: Nuno Côrte-Real.
- Libreto: Martha Asunción Alonso.
Esta ópera de bolso retrata o mundo surrealista do pintor espanhol Salvador Dalí através dos olhos da sua companheira e musa Gala. Tendo como única protagonista a figura de Gala, interpretada pela soprano espanhola Conchi Moyano, revela a mulher como inspiração múltipla e central no desenvolvimento do surrealismo único de Dalí e serve como ponto de partida para uma transposição do universo de Gala.
Nuno Côrte-Real
Nascido em Lisboa em 1971, Nuno Côrte-Real estabeleceu-se como um dos compositores e maestros mais importantes da atualidade em Portugal. Recentemente, ganhou, consecutivamente, o prémio para Melhor Obra de Música Clássica da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2018 e 2019, com o ciclo de canções Agora Muda Tudo e a ópera Canção do Bandido, respetivamente.
Martha Asunción Alonso
Martha Asunción Alonso (Madrid, 1986) é poetisa, tradutora, professora e feminista espanhola. É doutorada em Filologia Francesa pela Universidade Complutense de Madrid, com uma tese sobre a narradora antilhana Maryse Condé. Traduz, para espanhol, autores de expressão francesa e interessa-se pela arte urbana, ecologia e relação música-poesia. Tem lecionado em universidades e escolas secundárias em várias paragens: França metropolitana, Antilhas francesas, Albânia e Espanha. Atualmente, dá aulas na Universidade de Alcalá de Henares (UAH).
A sua poesia recebeu prémios como o Carmen Conde de Poesia para Mulheres (2018), o de Poesia Jovem da Rádio Nacional de Espanha (2015), o Adonáis (2012) ou o Nacional de Poesia Jovem Miguel Hernández (2011), conferido pelo Ministério Espanhol de Cultura, entre outros.