‘A Vida é Sonho’ de Calderón de la Barca
‘Estaremos nós, neste momento, a sonhar?’ É a grande questão de ‘A Vida é Sonho’, o espectáculo de João Rosa a estrear na Comuna - Teatro de Pesquisa de Lisboa.
Se alguém nos dissesse que tudo o que vivemos até agora foi apenas um sonho, despertando-nos para uma nova vida, acreditávamos? Todos nós sonhamos e queremos viver os nossos sonhos, trocar as nossas vidas pelos nossos sonhos. Mas até que ponto estaremos nós prontos para considerar toda a nossa experiência real um sonho? Transformar todo um passado em sonho parece ser um cenário ideal para aqueles que viveram na escuridão.
É o caso de Segismundo, protagonista de A Vida é Sonho. Viveu toda a sua infância e juventude clausurado numa torre, sem nenhum contacto com o mundo em seu redor, a mando do seu pai, o rei Basílio. Anos depois, Segismundo acorda numa nova realidade, e é-lhe dito que toda a sua vida até então não passou de apenas um sonho.
A Vida é Sonho tem estreia marcada para dia 6 de novembro na Comuna - Teatro de Pesquisa, onde permanecerá até dia 21 de dezembro. Nuno Melo, Catarina Gonçalves e Eduardo Frazão sobem ao palco nesta peça de quarta-feira a sábado às 21h30 e domingos às 19h30.
Não percam a oportunide de ver em cena uma das mais grandes peças de Calderón, obra com uma infuência da concepção platônica evidente e estreada por primeira vez no ano 1635.