A Revista Suroeste no Festival Correntes d'Escritas
O número 9 da revista de Literaturas Ibéricas Suroeste é apresentado dentro da programação do Festival Literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, com a presença da Consejera de Cultura, Turismo y Deportes da Junta de Extremadura.
A revista Suroeste tem como objectivo servir de ponto de diálogo e união para todas as literaturas peninsulares em seus diferentes idiomas, para os quais publica textos (poesia, narrativa, ensaio e crítica) inéditos e sem tradução. É, deste ponto de vista, uma revista única e única no panorama das revistas literárias ibéricas, que possui importantes colaborações artísticas e segue a tradição de publicações míticas do século XX, como Sudoeste ou La Gaceta.
Suroeste é uma revista anual dedicada ao diálogo entre as diferentes literaturas ibéricas. Ele publica textos inéditos de autores que escrevem nas várias línguas peninsulares, bem como uma vitrina de livros em que os críticos da publicação recomendam algumas de suas leituras favoritas do ano anterior.
A Península Ibérica é um mosaico de culturas, uma babel de línguas de extraordinária riqueza. É por isso que a Sureste preferencialmente oferece textos na sua língua original e na tradução, pedindo ao leitor que faça um pequeno esforço para ler nas línguas que compartilham o espaço ibérico como um sinal inequívoco de abordagem do outro e de sua cultura. Assim, através dessa abordagem, somos capazes entender e entender melhor a diversidade cultural do território em que habitamos, um quebra-cabeça em que cada uma de suas peças, grandes ou pequenas, desempenha um papel essencial e insubstituível.
A revista é distribuída em Espanha e Portugal através de livrarias especializadas.