'A história partilhada'
Tesouros dos Palácios Reais de Espanha, galerias de exposições temporárias na Fundação e o Museu Calouste Gulbenkian a iniciativa do Patrimonio Nacional de Espanha.
A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha, apresentada pelo Museu Calouste Gulbenkian sob a iniciativa do Patrimonio Nacional de Espanha, é uma mostra inédita e de altísima qualidade.
A exposição conta com um magnífico conjunto de 144 obras, umas largamente conhecidas e outras inéditas. Como resposta à curiosidade do público, irão revelar semanalmente uma ou duas peças do total que a exposição dará a ver.
Focando especialmente o colecionismo e o mecenato praticado pelos monarcas e pelas pessoas reais em Espanha, esta mostra tem um terceiro fio condutor, ao evocar e ilustrar as relações políticas e matrimoniais entre as duas monarquias ibéricas.
A História Partilhada percorre 350 anos, iniciando-se no tempo de Isabel a Católica (1451-1504, r. 1474-1504), figura matricial na afirmação de Espanha como potência europeia, que resulta da unificação dos reinos peninsulares levada a cabo no seu reinado. Outra Isabel, agora Isabel de Bragança (1797-1818), nascida infanta portuguesa, casa com o rei Fernando VII e é-lhe devida a fundação do Museu do Prado.
Patromônio Nacional de Espanha é uma instituição que preserva os palácios ainda utilizados pela Casa Real, alguns conventos de fundação régia e os respetivos acervos. Espera-se que a mostra surpreenda o visitante pelo seu ineditismo e qualidade artística.