'A double immobility'
Exposiçao cinemática do realizador galego Lois Patiño.
Depois de ter marcado presença nas últimas edições do Curtas Vila do Conde, o realizador galego Lois Patiño apresenta agora a sua primeira exposição em Portugal, A Double Immobility. No âmbito do projeto Cave, dedicado a promover a obra de autores emergentes, Patiño convidou a artista espanhola Carla Andrade a expor o seu trabalho na Solar durante o mesmo período.
A exposição está aberta ao público de terça-feira a domingo, entre às 14h00 e às 18h00.
Paralelamente à exposição, numa parceria entre o projeto Campus e o Cineclube de Vila do Conde, o Teatro Municipal exibe no dia 14 de dezembro duas sessões (16h00 e 21h45) de Costa da Morte, o premiado documentário de Lois Patiño.
Sinopse: La Costa da Morte é uma região da Galiza que foi considerada o fim do mundo durante O Império Romano. O seu nome dramático provem dos numerosos naufrágios que têm sucedido ao longo da história nesta zona de rochas, nevoeiros e temporais. Atravessamos esta terra observando as pessoas que a habitam: Pescadores, mariscadores, lenhadores… Somos testemunhas do trabalho que realizam, que os leva a manter, ao mesmo tempo, uma relação íntima e uma batalha contra a imensidão do contexto natural. O vento, a pedra, o mar, o fogo, são personagens neste filme, e através deles aproximamo-nos do mistério que supõe a paisagem, entendido como uma unidade juntamente com o homem, a história e o mito.